sexta-feira, 11 de março de 2011

Hoje, Somos Todos Japoneses!

O Japão foi hoje assolado pelo maior terramoto de que há memória nos últimos 140 anos! A devastação incontrolável das águas engoliu localidades, estradas e kilómetros de campos cultivados para onde foram arrastados até navios... a terra tremeu durante 5 minutos, um tempo físico demasiado curto para a desmedida destruição provocada... Com o epicentro registado a cerca de 340 km de Tóquio e a 24 kms de profundidade, o terramoto destruiu Sendai, a cidade mais próxima desse epicentro (150 kms) que, com cerca de 1 milhão de habitantes, foi avassalada por dois inacreditáveis tsunamis que, no final de um vulgar dia de trabalho, alterou para sempre as suas vidas... O poder imprevisível da natureza demonstrou, uma vez mais, o que, de facto, deveria preocupar a condição humana face à fragilidade efémera de uma realidade que está muito além da invenção de sistemas de exploração, subserviência e jogos de poder que nos querem impôr como incontornáveis... Não! Incontornável é a natureza e a nossa racionalidade deveria, há muito, ter ultrapassado a pequenez mesquinha da ambição financeira e aprender a viver, com a diversidade cultural que produziu, no mundo natural de que, afinal, ainda depende como o atestam as imagens:


2 comentários:

  1. Ana Paula!
    Quem bom seguir o seu blog.
    É de longe o mais antenado!!
    Imagine que aqui em São Paulo eu moro há 11 anos num bairro japonês chamado "Liberdade", e eu estou sem tv em casa, não estava sabendo de NADA!
    Sinceramente levei um susto ao ver esse post.
    O que eu acho uma pena, é que os tsunamis MANDAM recados para todos (até onde eu sei)são pequenas alterações observadas no mar como O AFASTAMENTO DA MARÉ, o súbito afastamento da maré como um recuo grande é visto algumas horas antes de um tsunami, isso é um AVISO (eu lí ou ví isso sobre o da Tailândia e India (outros países da Ásia), e também sobre um grande tsunami que houve no Havaí (num documentário), uma pessoa do Havaí relatou que algumas horas antes a água que rodava num sentido, mudou (tipo antes era sentido anti-horário, mudou para sentido horário), essa água estava não lembro onde, mas para vc ver como há avisos.
    Um terremoto é sempre horrível, meu Deus.
    Mas o planeta está respondendo, Ana, e ele tem Vida, não tem jeito.
    Sinto muito pelas vítimas, farei uma prece hoje e acenderei lamparinas no Centro Budista.
    beijos.
    Dani

    ResponderEliminar
  2. Estamos de luto
    Estamos de luto, sim
    Hoje, triste, me assino
    Namban-Jin

    ResponderEliminar