sábado, 5 de março de 2011

"O Discurso do Rei" - ou: Da construção do altruísmo!


"O Discurso do Rei" é um filme de excelência, surpreendentemente natural, tranquilo e intenso! Um filme tão oportuno e adequado aos tempos que vivemos que dele podemos dizer ser um filme necessário (ou como já disse Osvaldo Castro no A Carta a Garcia, "absolutamente imperdível)! De facto, as magníficas interpretações de George VI e do seu terapeuta (Colin Firth e Geoffrey Rush)conferem uma verosimilhança notável à reconstituição de um momento histórico que evidencia como um episódio singular pode revelar o essencial do que nos transcende. E o essencial é, como o demonstram C.Firth e G.Rush, querer e saber superar as limitações mais profundas do nosso inconsciente, em nome de um altruísmo que a consciência e a vontade reconhecem como prioritário. Nos tempos que correm, a construção do altruísmo é de tal modo pertinente que a sua valorização se torna imprescindível!... e é por isso que um filme calmo se torna, afinal, tão tocante, tão belo e tão importante!... Não deixem de ver: "O Discurso do Rei" um filme que é, se assim o posso dizer!, uma verdadeira alegoria da construção altruísta, condição indispensável ao aperfeiçoamento da vida colectiva e ao reforço da consciência do nosso comum sentido de serviço público!

4 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas

    Em "O Discurso do Rei" verifica-se a vitória da tradição da produção britânica e a criação independente...
    A "Oscarização" é sempre muito discutível...
    Um beijinho amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Brito,
    Não sei se já viu "O Discurso do Rei" mas, de facto, desta vez, a "oscarização" esteve em consonância com os tempos e até com o significado da vitória de Obama... porquê? Porque o altruísmo que a atitude de George VI assume é, também!, uma resposta ao combate comum dos Aliados contra Hitler e o nazismo!
    Um beijinho amigo :)

    ResponderEliminar
  3. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Vi ontem "O Discurso do Rei" e como a Ana nos diz a mensagem altruísta que está subjacente ao enredo do filme comove-nos e deve fazer-nos despertar para a Defesa dos Direitos dos Cidadãos e dos Indivíduos que têm alguma dificuldade motora ou psíquica, porque este é um requisito básico de uma sociedade mais justa.

    Só fiquei um pouco decepcionado com a má caracterização física e psicológica que foi feita a W. Churchill! Mas, sem dúvida, um filme imperdível pelo argumento de apurada sensibilidade e pela representação magnífica dos dois actores centrais.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    ... agradeço sinceramente as suas palavras e subscrevo, na íntegra, a observação que faz a propósito da caracterização de Churchill!
    Receba, como sempre, as minhas melhores saudações fraternas e amigas.

    ResponderEliminar