quinta-feira, 31 de março de 2011

25 de Abril, Sempre! ... porque o 25 de Abril não se cancela, nem se suspende!



A notícia é, no mínimo, chocante, apesar de se poder evocar um qualquer argumento capaz de suportar uma eventual legalidade em que possa assentar (ler aqui)... mas, o facto é que este ano, 2011, será a primeira vez que o 25 de Abril de 1974 não será celebrado condignadamente na Assembleia da República. Razão têm, por isso, os Capitães de Abril e todos os democratas, antifascistas e cidadãos de boa-fé que receberam com indignação e muita, muita reserva, o anúncio desta decisão. Vasco Lourenço disse-o claramente (ler aqui). O 25 de Abril não é dos políticos: é de todos!... e se tem vindo a ser celebrado na dita Casa-Mãe da Democracia é, simplesmente, em reconhecimento desse, que é este!, nosso Povo e de que os seus residentes, permanentes ou temporários, são, apenas e só, meros representantes!... e se os políticos não são capazes de ultrapassar o seu "conjuntural papel" para, como cidadãos, celebrarem juntos, a Democracia, mantendo a AR aberta à celebração do mais importante facto histórico da nossa contemporaneidade, cujo prestígio, reconhecimento e afecto, ultrapassou todas as fronteiras e ainda inspira revoluções democráticas pelo mundo, que tenham ao menos a dignidade de lhe não fechar as portas e de não deixar de a cobrir de cravos, muitos e muitos cravos vermelhos... Em última análise, que a manifestação do 25 de Abril de 2011 termine enfeitando a escadaria da AR... porque, meus amigos, o 25 de Abril não se suspende e, muito menos, se cancela! Viva o 25 de Abril!

19 comentários:

  1. Ana Paula,
    estou consigo!
    Que tal montar um movimento no FB a fim de encher de cravos a escadaria da AR no 25 de Abril. Um bocado na continuação ao apelo da Sofia Loureiro dos Santos mas ainda mais preciso ?
    O António Filipe vaio defender o indefensável. A impossibilidade constitucional de fazer a comemoração na AR. Porquê ?
    Não estariam os deputados porque suspensos...e depois ?
    Deveria partir do Presidente da AR ( não sei se perde o cargo de 2ª. figura do Estado com a suspensão) mas até podia partir do PR promover a sua realização e abrir todo o hemiciclo ao povo, que afinal é quem elege os deputados.
    E para discursar nem que fosse só o PR ou então os responsáveis principais de todos os partidos mais o PR e a assistir apenas o "Zé Comum".
    Qualquer das soluções serve.
    Mas não acredito !
    Nem o PR se mete nisso (afinal ele sempre foi incapaz de usar um cravo na lapela) nem estou a ver mais ninguém com vontade de o fazer sem disso tirar vantagens partidárias.
    Pode-se alugar o espaço da AR ?
    A Associação 25 de Abril que o tente que todos nós compramos bilhetes para pagar a comemoração.
    Agora não comemorar, isso não!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não se suspende, porque se esconde nos meandros da política, dos políticos e das politiquices. Esconde-se com vergonha. Vergonha daquilo que muitos lhe fizeram, fazem e continuarão fazendo, enquanto nós, n(p)obre povo o permitirmos. Enquanto permitirmos que desvirtualização da democracia passe de excepção e volte a regra. Não precisamos de muito para constatar que os ideais morreram, sufocados por aqueles que, pela frente os defendem, mas, nas costas, os apunhalam em cada oportunidade. Em cada oportunidade para deles tirarem proveito próprio! O 25 de Abril precisa de novos cravos, novo perfume, que lembrem a génese da revolução, que permitam uma plena igualdade.

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    A unica expressão que consigo usar é "indignação" já escrevi mais umas coisas lá no "folha seca" mas penso que é preciso mais.
    A sua ideia no ultimo parágrafo é excelente. Era uma forma de não deixar que o 25 de Abril se afastasse da casa da Democracia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Uma decisão parlamentar
    para lamentar

    Que seja como diz. Eu assim farei!

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula

    Sem ter lido o seu post, de que só agora tomei conhecimento, escrevi sobre o mesmo tema. Embora compreenda a justeza das suas palavras e a boa-fé que sempre anima os seus escritos, eu cheguei a conclusões diametralmente opostas, apesar de ter partido da mesma base comum.
    Grande abraço
    JMCPinto

    ResponderEliminar
  6. Tem razão, aquilo é cada vez mais um suplício para alguns, mas deveriam ser obrigados a ir dignificar a data. Por mim, não é ali que comemoro, o Largo do Carmo continua a ser festa desde há muito, há uma Associação que continua a manter a chama todos os anos, porque Abril foi essencialmente do povo.
    Este ano será assim:
    http://associabril.blogspot.com/2011/02/proximas-actividades.html
    O ano passado em slideshow:
    http://associabril.blogspot.com/2010/05/arraial-comemorativo-do-25-de-abril.html

    Passe por lá a festa precisa de todos.

    ResponderEliminar
  7. Ao contrário eu penso que o 25 de Abril fica bem servido não sendo comemorado na Assembleia da República. A AR já foi a casa da democracia, já não é. Veja-se os interesses corporativos dos deputados, veja-se o seguidismo partidário e a falta de independência, veja-se o papel que, nos últimos tempos, a AR tem desempenhado. O 25 de Abril quer-se livre e descomprometido, quer-se na rua e não usa gravata, quer-se disponível para ser do contra, apenas do contra. Na AR reina a ordem e o padrão, o discurso racional e não a emoção. Abril fica melhor cá fora. Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Paula, Amiga, :(

    ... estamos lembradas,

    (...)
    Com bandarilhas de esperança
    afugentamos a fera
    estamos na praça
    da Primavera.

    Nós vamos pegar o mundo
    pelos cornos da desgraça
    e fazermos da tristeza
    graça.
    (...)


    ... e por favor! Não podemos ser, num futuro próximo, versões melhores de nós mesmo? NÃO!!!??? Então, toca a fazer copy e paste.

    Grande, Grande Abraço e Chuva de Cravos

    M.José

    ResponderEliminar
  9. ... e oh minha amiga! Falar Verdade a Mentir, no dia das mentiras!...melhor? só peça de Almeida Garrett, levada a cena, no Teatro Garcia de Resende e a não perder!...

    Abraço
    M.José

    ResponderEliminar
  10. Faço minhas as vossas palavras... sinceramente!... pelo quão gratificantes, honestas e reforçadoras da rede solidária das consciências lúcidas e desinteressadas mas envolvidas e empenhadas de que todos precisamos. Obrigado pelo oxigénio com que renovam a atmosfera saturada que se respira, por aí. Com amizade e profunda consideração, Aquele Abraço :)

    ResponderEliminar
  11. Caros Fernando Cardoso e JMCorreia-Pinto :)
    ... uma palavra especial para a desassombrada forma como me leram e por dizerem o que, afinal, me vai no coração sempre comprometido com um esforço de pedagogia que, confesso!, Às vezes, cansa :)
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro JM Correia-Pinto,
    ... aproveito para, já aqui, dizer que farei link do seu texto no próximo Leituras cruzadas... inevitavelmente, claro - e sem prejuízo de outros que, a "talhe de foice" possam também ser referidos :)
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  13. Retiro o convite Ana Paula, afinal já não há só comemorações na Assembleia, também não há no Largo do Carmo, com motivos extremamente duvidosos. Há quem não goste de Arraiais e do 25 de Abril...

    ResponderEliminar
  14. Cara Ana Paula,

    Fez bem em levantar esta questão sobre a surreal suspensão das Comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República. Apesar de eu considerar que nem o nos que trouxe a Democracia foi bom, não a devemos anular nem suspender, nem deixar de a festejar. Nasci em 1975, e por isso nasci já em Liberdade, e em Liberdade quero viver!
    Em conjunto com a minha companheira, lançamos um movimento no Facebook para tentar reabilitar os festejos do 25 de Abril na Assembleia da República, que a casa da Nossa Democracia! até agora temos poucos participantes, mas desejamos ter mais, e como tal, convido a participar neste movimento!
    E porque não também, criar um movimento mesmo que simbólico, com centenas ou milhares de pessoas juntas à Assembleia da República para depositarem centenas de cravos nas escadarias da Assembleia da República....? Seria uma excelente resposta a esta inconpreensível suspensão!

    ResponderEliminar
  15. CARO MIGUEL MIRANDA e COMPANHEIRA :)
    ... eu, nascida em 1963, tinha 10 anos de idade(fiz 11 cinco meses depois) quando aconteceu, no nosso país, por obra de mãos e espíritos lúcidos, solidários e destemidos, o 25 de Abril de 1974... e bem compreendo e partilho o que consideram ter ficado muito aquém do que desejariamos ser a Democracia... mas, para além de os felicitar por terem nascido já depois de 1974, quero agradecer, olhos nos olhos, mãos nas mãos, coração a coração, a maravilhosa generosidade com que "agarraram" a ideia e decidiram lançar no Facebook a iniciativa de encher de mãos empunhando cravos, a escadaria da AR... não há nada a recear!... apenas a honra, o orgulho e a alegria de termos concretizado uma Revolução que ainsda inspira o mundo e simboliza os melhores valores do que sabemos importante para a efectiva dignificação da Condição Humana, sem discriminação e sem exclusão... porque a Democracia é um processo em construção e muito há ainda a fazer para a aperfeiçoar, recebam, sem reservas, o meu sincero, sentido, afectivo, solidário e firma agradecimento. Bem-Hajam! Portugal precisa de vocês!... precisa de todos! Um grande abraço e um beijinho desta vossa admiradora,
    Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar
  16. Começo a acreditar que é possível. Vamos meter mãos à obra? Está provado que um evento destes se pode por em marcha em muito pouco tempo. Será fundamental começar a ter conhecimento dos links de acesso.

    ResponderEliminar
  17. Ana Paulap,
    Muito obrigado pela suas palavras! São incentivadoras e dão-nos coragem para fortalecer o grupo craido pela Susana e por mim no Facebook. O nome do grupo é "Grupo de Apoio às Celebrações do 25 de Abril na Assembleia da República", e convido a Ana Paula e todos os seus amigos e conhecidos a participarem neste grupo.
    Ainda hoje criarei, também no Facebook, um evento (que quero que se torne real!) chamado Cravos nas Escadarias da Democracia, e que estará a aberto a qualquer pessoa. A ideia é concretizar um evento pacifico, em que, quem poder e quiser, se diriga no dia 25 de Abril e coloque um cravo nas escadarias de acesso à Assembleia da República. Ana Paula, imagine se, pelo menos, cada lisboeta coloca-se um cravo nessas escadarias....! A imagem agrada-me!
    Mais uma vez obrigado! Espera-mos pela sua participação!
    Viva a Democracia! Viva Portugal!

    ResponderEliminar
  18. Ana Paula:
    Aqui está a minha ajuda: http://rendarroios.blogspot.com/2011/04/cobrir-assembleia-de-cravos.html

    E reactivação do Facebook por esta causa.

    ResponderEliminar