quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mais que Nós, a Natureza...




A vida existe na exacta medida em que persistem as condições do meio indispensáveis ao seu desenvolvimento... transmuta-se, deteriora-se e extingue-se quando essas condições se alteram de tal forma que a sobrevivência, tal como a concebemos, deixa de ter condições de adaptabilidade e resistência à violência de um ritmo de mudança agressivo que a produção humana impõe à natureza... Proteger, Preservar e Contribuir são hoje palavras de ordem, essenciais à vida... enquanto sobrevivência física e existência plena e digna... para a Preservação da Água, a Reflorestação do Planeta, o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e o Reequilíbrio Humano é fundamental a ajuda de Todos! Colabore!... O planeta é de todos!... cada atitude e cada gesto contam!

6 comentários:

  1. Excelente a sua reflexão, Ana Paula. Obrigado por ter aceite o repto.

    ResponderEliminar
  2. Excelente a sua reflexão, Ana Paula. Obrigado por ter aceite o repto.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez de acordo.
    Mas temos, também, de pôr cobro a extremismos que por vezes, também, pululam nestas bandas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A Salvação do planeta é necessária e imperiosa e está nas nossas mãos, mas por mais que se fale dela e se apele a que todos contribuem enquanto não forem tomadas medidas severas não iremos lá.
    Enquanto continuarmos a falar nisso e a não darmos condições para que a reciclagem seja efectiva não passará de discurso político.
    Nas escolas fala-se na salvação do planeta em quase todas as disciplinas, mas depois os materiais utilizados não são reciclados (pois são muito mais caros), não existem contentores para separação dos lixos, nem a partilha de materiais que permitam a diminuição dos recursos naturais.
    Os pais, com a ânsia de não deixar os filhos ficar atrás dos outros meninos, e deles próprios não serem considerados pouco modernos, mudam de telemóvel e de computador de dois em dois anos (pelo mais recente que tem uma tecla a mais do que o anterior).
    Os automóveis menos poluentes custam quase o dobro dos poluentes. As leis comunitárias, de que tanto se fala, embalam os produtos em caixas e celofanes, cada vez mais.
    Países como a França e a Espanha, não tem locais de separação de lixo, falo com conhecimento de causa, a minha filha trás todas as semanas a mala do carro cheia de lixo até Elvas para colocar nos contentores de reciclagem, mas isto não é para todos os estudantes.
    Enfim, o discurso é bonito, mas a pratica….

    Lurdes

    ResponderEliminar
  5. Carlos,
    Obrigado pelo repto (a que hoje, 6ªf, dei continuidade)... por vezes, distraídos com as minudências do quotidiano socio-político esquecemos, afinal, o essencial!... e o essencial é, exactamente, nada mais nada menos, do que a própria vida que não temos o direito de comprometer sob o efeito da "fascinação" da arquitectura civilizacional... tão excessivamente bárbara... Grande abraço :)
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  6. Lurdes,

    Obrigado pelas boas palavras que aqui ficam registadas. A demagogia discursiva da modernidade pode ser, de facto, o maior inimigo da preservação planetária porque a ilusão do evocar das soluções induz um grau de participação que, muitas vezes -demasiadas vezes!- não tem qualquer correspondência na realidade... no fundo, para além do poder da palavra, urge agora o exemplo cívico e o investimento político... saber que a Beatriz tem o cuidado de trazer o lixo para reciclar é de facto notável - e não me surpreende, claro!... mas é pena que, como dizes, a atitude não esteja interiorizada na generalidade das pessoas ou sequer, dos jovens.
    Um grande beijinho para ela e... Aquele Abraço para ti! Beijinhos :)

    ResponderEliminar