sábado, 12 de março de 2011

A Tragédia Japonesa - entre o Terramoto e o Perigo Nuclear...




O terramoto que ontem atingiu o Japão trouxe à luz do dia, além dos manifestos efeitos devastadores de uma destruição sem precedentes no país que é, talvez, a sociedade mais bem preparada para enfrentar este tipo de catástrofes, o perigo efectivo de um desastre nuclear decorrente da potencial contaminação decorrente das dificuldades de arrefecimento do núcleo das centrais de Fukushima. Apesar das centrais nucleares terem sido imediatamente fechadas e desligadas, a dificuldade de arrefecimento do núcleo dos reactores dado o corte dos sistemas eléctricos, provocou já, hoje, uma violenta explosão que deixou feridos alguns dos trabalhadores de uma destas centrais nucleares cuja área envolvente está envolta em fumos que o vento propaga sem que se conheça para já o efectivo perigo da sua disseminação. Entre as indicações de permanecerem fechados em casa e a intenção de evacuação, os habitantes da região estão agora sob ameaça de mais problemas decorrentes de uma segunda central nuclear também em Fukushima... como se não bastasse a destruição das cidades e dos campos, os já confirmados mais de 1.300 mortos, os 10.000 desaparecidos, os quatro milhões de pessoas sem electricidade, os novos tremores de terra e as suas réplicas, os japoneses estão agora sujeitos aos efeitos de um perigo nuclear de consequências ainda desconhecidas... De novo, a lição já tantas vezes reiterada, readquire actualidade, lembrando-nos que a opção nuclear não é, de facto, uma opção de futuro!

9 comentários:

  1. É bom que por cá se ouça já que por aí existem uns senhores que continuam a desejar implementar o projecto no nosso país.
    Um abraço, Ana Paula.

    ResponderEliminar
  2. É isso, Miguel... não podemos e não temos o direito de deixar o lembrar, a toda a hora e convictamente, meu amigo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de há uns anos haver uma manifestação antinuclear, quando se quis construir uma central em Ferrel. Já lá vão uns anos, como disse, mas continua actual ( escrito à antiga ou à portuguesa )
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Cara amiga é pena que a malta tinha esquecido o perigo da energía nuclear. Cá temos e ainda alguns querem mais.

    Atomkraft. Neim Danke.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula:
    Concordo, as usinas nucleares são um perigo constante, eu havia escrito um outro comment porém o mesmo não foi enviado (eu estava em outro computador).
    Aqui no Brasil tivemos há uns anos um caso absurdo: o lixo de uma usina nuclear de Angra (RJ) foi levado e jogado alguns Estados distante, em Goías, e até vendido à um trabalhador de uma oficina de carros, as crianças acharam aquele lixo estranho, mexeram, chamou a atenção de todos o(s) objeto(s), abriram, tinha gás(?) CÉSIO radioativo contaminou todos,começaram a apresentar graves sintomas e até câncer devido ao contato direto com a radioatividade, lógico que foi um ESCÂNDALO no Brasil.
    Hoje passando na rua, em bancas de jornal as manchetes são todas sobre o Japão nas principais revistas do Brasil.
    Como eu já disse o que me deixa um pouco triste é que essas catástrofes SÃO PREVISÍVEIS, no último grande tsunami nos países asiáticos as pessoas comentaram de um grande recuo da maré algumas horas *DE 6 Á 8 HORAS* antes do tsunami, mas não sabiam o que significava aquilo!
    O terremoto é sempre avisado, os centros de geologia acusam em seus aparelhos que está vindo algo, a grande queixa que chegou ao Brasil da catástrofe na Tailandia foi que uma consulesa brasileira (representante na Tailândia) morreu com o filho dela lá, e a mãe dela deu entrevistas no Brasil, morando no Rio de Janeiro, de que houve uma proposital negação de informação (porque os países do primeiro mundo tiveram acesso à ela horas antes) e porque segundo ela foi uma espécie de genocídio porque não interessava à ninguém salvar a população pobre dos países asiáticos e do terceiro mundo pois os mesmos não eram a elite. Bem, pelo sim ou pelo não lógico que morreram pobres e ricos, mas enfim esse foi o depoimento dessa senhora carioca aos jornais brasileiros.
    Diante de uma catástrofe como essa nem temos palavras.
    Mas faço gosto em reforçar o que vc disse e relembrar acidentes como Chernnobil, Hiroshima (ataque proposital), e outros menos divulgados como o nosso CÉSIO brasileiro na década de 80 ou 90 (não lembro mas se vc procurar no google encontra). O homem nunca esteve preparado para lidar com a energia nuclear e suas propriedades, conheço caso de câncer em pessoa que trabalha na usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é câncer vindo do contato com o material radioativo, tanto que ele processou o Estado.
    Não há dúvida "fora o perigo nuclear!"

    ResponderEliminar
  6. Dados do acidente nuclear ocorrido no Brasil:

    Livro sobre o acidente:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:2OYghz0vY4UJ:www.mundovestibular.com.br/articles/4580/1/O-CESIO-137-E-O-ACIDENTE-NUCLEAR-EM-GOIANIA/Paacutegina1.html+c%C3%A9sio+goiania&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

    No google:
    http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&source=hp&biw=1020&bih=567&q=c%C3%A9sio+goiania&rlz=1R2SUNC_pt-BRBR373&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=c%C3%A9sio+g&fp=d73bd5855ca5195c

    Artigo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sio_137_-_O_Pesadelo_de_Goi%C3%A2nia

    Beijos do Brasil,
    Dani

    ResponderEliminar
  7. Ana Paula o acidente radioativo com o CÉSIO 137 foi em decorrência de um aparelho médico para o tratamento de Câncer porém lógico que continha radioatividade e como.
    Foram 60 mortos e 6 mil vítimas veja o memorial:
    http://www.greenpeace.org.br/nuclear/cesio/flash_cesio.html

    Para vc ver o risco que corremos isso foi umsimples aparelho para tratar de câncer (absurdo)

    ResponderEliminar
  8. Em nome de mais consumo desregrado e da facilidades de oportunidade nenhum governo tem o direito de enviar bombas atómicas para o futuro...
    Os equipamentos médicos não são para aqui chamados.

    ResponderEliminar
  9. ... somos mesmo fracos Aprendizes de Feiticeiros!!...

    ... vale sempre a pena ver e repensar...

    http://www.youtube.com/watch?v=1Nlrib90dFM

    Beijos de Esperança

    M. José

    ResponderEliminar