
sábado, 31 de julho de 2010
Sindicato dos Magistrados contra Ministério Público?!

sexta-feira, 30 de julho de 2010
António Feio, o Belo...
António Feio morreu... um actor e encenador contemporâneo de primeira água, com 55 anos, morreu de cancro no pâncreas?! É verdade!... não, não é verdade! Um Homem não morre!... um homem prolonga-se na memória que evidencia o ridículo da cultura urbana em que a civilização nos consome, transfigurados pela pressa com que o tempo nos obriga a andar vestidos e com que as pessoas vão entretendo os dias, na ilusão do entendimento do mundo... para pôr a nu a pobreza do papel que nos levam a desempenhar esquecendo o essencial que, ao pressentir a chamada do fim, enunciou assim: "Não deixem nada por dizer... não deixem nada por fazer!"... Obrigado, António! Até sempre!
O Museu do Côa

Freeport - Investigação, Direito e Intencionalidade Política
Paula Lourenço, advogada de Charles Smith e Manuel Pedro, não tem dúvidas sobre a intencionalidade política do processo Freeport. Sublinhando que a mesma percorreu e justificou todo o processo desde a sua origem e até ao final, Paula Lourenço destaca o envolvimento inicial de João Bual, ex-Vereador da Câmara Muncipal de Alcochete e alegado autor da carta anónima que deu origem ao processo (ver AQUI). A advogada chama ainda a atenção para o facto do desfecho judicial do processo ter sido redigido de forma também intencionalmente preparada com o objectivo de manter o clima de "suspeição" designadamente, política.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Prioridades Planetárias - Água e Condições Sanitárias

terça-feira, 27 de julho de 2010
José Sócrates, Cidadão e Primeiro-Ministro de Portugal

Leituras Cruzadas...
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Sons com Sentido...
... "A Velha Chica"... nas vozes quentes da Lusofonia cantada e sentida por Dulce Pontes e Waldemar Bastos.
domingo, 25 de julho de 2010
O Passeio de Passos Coelho...

sábado, 24 de julho de 2010
As Rosas Não Falam...
... numa fabulosa interpretação de Alcione e Waldemar Bastos, o tema do eterno Cartola: As Rosas Não Falam...
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Lula - O Brasil nunca mais será o mesmo...
... a comoção de Lula da Silva merece não só a nossa atenção mas, acima de tudo, o nosso respeito. Sabemos que, como em tudo na vida, não é possível gerir politicamente de forma perfeita e que esta verdade é proporcional ao ritmo da crítica económica e política que a dinâmica social proporciona... mas é também, por tudo isto, que emociona quem olha para a política com o distanciamento que nos permite a análise dos objectivos e prioridades da agenda tradicional de Presidentes da República, Primeiros-Ministros e Governos... porque Lula da Silva tem prestado um serviço internacionalmente exemplar, mantendo os mais pobres, os desprotegidos e os sem-voz no centro das suas preocupações! A consciência da dificuldade em manter esta atitude, a persistência e a constatação do que foi capaz de fazer num país onde se pensava que a mudança seria muitissimo mais lenta, provou ao mundo e ao povo brasileiro que é possível fazer mais e melhor por todos!... e sabendo nós, por todo o mundo, o grau de indiferença e calculismo com que a política é gerida, choramos com o Presidente Lula, certos de que vale a pena insistir sem desistências na defesa do essencial.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Asha, 14 anos, lapidada na Somália...

quarta-feira, 21 de julho de 2010
O Essencial...
... está em todas as pequenas coisas indispensáveis para que as grandes causas sejam, de facto!, a nossa prioridade e o fim último dos nossos objectivos.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Síria - O Direito à Identidade Secular



domingo, 18 de julho de 2010
Parabéns e Obrigado, Madiba! ... Hoje, 18 de Julho, Dia Internacional Nelson Mandela!
Depois de tudo o que hoje já escrevi sobre a Descredibilidade Política (1, 2 e 3), é gratificante poder assinalar, no 92º aniversário de Nelson Mandela, a data a partir da qual podemos celebrar anualmente o Dia Internacional Nelson Mandela - criado pelas Nações Unidas para relembrar a todos o exemplo e o símbolo da luta contra o racismo, pela liberdade, a justiça e a democracia... Mandela disse um dia: "Não há um caminho fácil para a Liberdade", tendo acrescentado, numa outra ocasião: "A educação é a arma mais forte que se pode usar para mudar o mundo"... por isso, faz sentido a letra da sua campanha: "Está nas tuas mãos!".
Da Descredibilidade Política (3) - O PS de Defensor de Moura

Da Descredibilidade Política (2) - O PSD

Da Descredibilidade Política (1) - A CPLP

sexta-feira, 16 de julho de 2010
Do Véu Islâmico aos Direitos Humanos num Estado de Direito

quinta-feira, 15 de julho de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
Leituras Cruzadas...
Para Interpretações Apressadas, Sons com Sentido...
... O nosso amigo João Tunes do Água Lisa faz-me hoje uma referência que designa por "O mérito em roda livre" (ver Aqui) e que me merece esclarecer: por um lado, não disputo apreciações futebolisticas para ganhar o estatuto de comentadora na matéria; por outro lado, salvaguardando o fundamento das minhas apreciações no facto de nos ser legítimo apreciar uma arte partindo de enfoques distintos (o treinador, a equipa, um ou outro jogador, a tática, a técnica e por aí adiante), quero chamar a atenção do nosso amigo para o equívoco de que resulta a sua observação: na realidade, se os meus comentários forem lidos calmamente e sem pressas interpretativas, percebe-se que eu digo, relativamente à vitória espanhola no Mundial, que esta é "testemunho de um trabalho, de uma vontade e de uma preparação que teve em Casillas uma excelente e integral demonstração"... Como se vê e se deduz, nada que contrarie a lógica de apreciação do Inter treinado por Mourinho cujo bom trabalho poderia, eventualmente, ter sido ilustrado com o recurso à exibição de um ou outro jogador; porém, não foi essa a minha opção... porque considero mais destacado e bem conseguido o trabalho global de Mourinho na construção colectiva de equipas (como era o caso do Chelsea e do Inter à data em que com elas começou a treinar) do que o de Vicente del Bosque - sem que isso signifique que não aprecie as suas qualidades e tal como considero mais destacado o trabalho de Fábio Coentrão do que o de Queiroz no que se refere à Selecção Nacional... dito isto, aqui fica um dos sons inesquecíveis que gosto de ouvir sempre: "Harvest" na voz inconfundível de Neil Young.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Espanha!
... Parabéns, Espanha!...pela justa vitória deste Mundial que é a 1ª Taça do Mundo de "nuestros hermanos" e que coincidiu com a estreia do maior campeonato desta modalidade realizado no continente africano... uma vitória que é o testemunho de um trabalho, de uma vontade e de uma preparação que teve em Casillas uma excelente e integral demonstração... com lágrimas, beijos e muito, muito boas defesas - competências que já se lhe conheciam como aqui se demonstra nas imagens partilhadas. Terminou bem o Mundial de Futebol 2010. Eu gostei.
domingo, 11 de julho de 2010
Do Governo Económico Europeu à Questão Política dos Estados - Portugal e Espanha, dois casos paradigmáticos...


sábado, 10 de julho de 2010
Persistências Disfuncionais - do PSD à extrema-direita e ao Vaticano?!

Sons Femininos...
... Melody Gardot em "Over the Rainbow", numa recriação de jazz de um tema conhecido que, com muitos outros, para além da sua voz, lhe conferiu o carisma, inequivocamente americano, que já fez encher, por 3 vezes, o Olympia de Paris.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Sakineh Mohammadi Ashtiani, Iraniana, Condenada à Morte por Lapidação...

Da PT aos Paradigmas Presentes e Futuros...


quinta-feira, 8 de julho de 2010
Fariñas, símbolo da mudança em Cuba?
Leituras Cruzadas...
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Alandroal - Terras de Endovélico (2) - Conclusões de Um Congresso


Neste contexto, para além dos resultados obtidos na identificação do património arqueológico do concelho e registados na sua Carta Arqueológica (dirigida e coordenada pelo arqueólogo Manuel Calado que viu anunciada publicamente neste Congresso, pelo Presidente da CMA, a decisão de se proceder à revisão da mesma, sob a sua coordenação), é necessário proceder ao levantamento de todo o património etnológico do concelho que, tal como eu própria o afirmei na comunicação intitulada: “Etno-História, Património e Desenvolvimento – o caso do Endovélico”, é o garante da sustentabilidade concelhia, na medida em que o recurso à valorização patrimonial requer um trabalho visto em perspectiva, capaz de articular as questões da continuidade cultural e da mudança social, conferindo unidade à diversidade de elementos disponíveis num todo coeso que apresente inequivocamente um conteúdo sustentado à potencial marca “Terras do Endovélico”, assegurando-lhe qualidade (pelo rigor científico do conhecimento que anuncia) e sucesso (pela eficácia da estratégia da sua promoção).
O investimento cultural de um projecto político sustentado é, sem dúvida, uma forma inteligente de, nos tempos que correm, uma região pobre e desertificada, resistir às dinâmicas de despovoamento e empobrecimento, invertendo tal tendência pela revitalização do território e pelo envolvimento colectivo de quatro vectores de intervenção essenciais ao processo que, como concluiu o próprio Presidente da CMA, João Grilo são, nada mais nada menos do que: a autarquia, a comunidade científica, a população e o mercado.
O Congresso “Por Terras do Endovélico” foi, por tudo isto, uma espécie de arranque do que podemos designar por caminhada para o futuro. Uma iniciativa feliz que terá na publicação das comunicações ao Congresso, o primeiro passo para a consolidação de um trabalho que se prevê não só sustentado mas, eficaz e que tem já previsto um conjunto de actividades recorrentes e multidimensionais a ser oportunamente divulgado pela edilidade.
Por estes dias - da Argentina a Israel e à Palestina com... Mahler!
terça-feira, 6 de julho de 2010
6 de Julho, Dia Internacional do Tibete


"Para todos aqueles que estão doentes no mundo,
Até que todas as suas doenças tenham sido curadas,
Possa eu mesmo tornar-me
O médico, o enfermeiro e o próprio medicamento.
Fazendo cair um dilúvio de alimento e bebida,
Possa eu dissipar os males da sede e da fome.
E, nas épocas marcadas por escassez e carência,
Possa eu próprio aparecer como bebida e sustento.
O meu corpo, pois, e também todos os meus bens,
E todos os méritos obtidos e por obter,
Eu os dou todos sem calcular o custo
Para efectuar o benefício dos seres."
(Shantideva - séc.VIII)
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Autóctones - Rostos do Genocídio
1 - Os índios, na voz de Atahualpa Yupanqui:
O tema: "Los Antiguos Dueños de las Flechas", na voz de Mercedes Sosa:
O breve mas elucidativo documentário sobre o drama actual dos Índios Toba - Argentina:
domingo, 4 de julho de 2010
Alandroal - Terras de Endovélico (1)


sábado, 3 de julho de 2010
Passagem de testemunho de um Nobel - De Saramago a Garzón


Maradona, El Pibe...
... "La vida es una tombola de noche y de dia / la vida es una tombola y arriba, arriba" - assim cantou Manu Chau no filme de homenagem a Diego Maradona, realizado por Emir Kusturica... Así es... y, por lo tanto, no pasá nada, Diego... Arriba y arriba por todo lo que hay para hacer en el mondo...
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Perguntas Golden...

quinta-feira, 1 de julho de 2010
PT e Vivo - Factos, discussões e especulação
