domingo, 18 de julho de 2010

Da Descredibilidade Política (1) - A CPLP

Quando se esperava que a CPLP viesse a ser um organismo capaz de apoiar económica e politicamente os países-membros que, como o nome indica, teriam em comum a partilha identitária da língua portuguesa, no respeito pelos Direitos Humanos e as práticas democráticas reconhecidas internacionalmente, a notícia surge, insistente e desconcertante, na defesa da integração da Guiné Equatorial como Estado-membro desta comunidade... Desilusão?... Talvez não, dado o número de ditaduras e de regimes de duvidosa democraticidade que persistem na governação do continente africano... Sim, seguramente!, quando pensamos no papel que o Brasil desempenha nesta comunidade e quando hoje evocamos o 92º aniversário de Nelson Mandela (que em boa-hora a ONU declarou Dia Internacional), símbolo da luta travada de peito aberto pela democracia, a justiça e a igualdade! A Guiné Equatorial é um regime ditatorial e não partilha a herança cultural da língua portuguesa, elemento fundante da CPLP... como justificar, para além da opção pela lógica financeira de pior memória (que está também presente em reivindicações como a de Ramos-Horta que se lembrou de também aqui integrar a Indonésia!!!!), esta disponibilidade, sabendo-se que os próprios eurodeputados e a Amnistia Internacional se lhe opõem veementemente?

2 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    A situação é deveras preocupante. Tenho em consideração as suas palavras, assim como as da Amnistia Internacional e, ainda, as de um conjunto de organizações da sociedade civil e particulares, que manifestam legítimas preocupações face à adesão da Guiné-Equatorial.
    Aguardemos a cimeira de Luanda e, já agora, não devemos esquecer que a nossa U.L.H.T. é observadora consultiva da CPLP - com forte implantação no espaço lusófono.
    Abraço amigo, solidário, grato e feliz :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Brito,
    Aguardemos pela Cimeira de Luanda... e que o conselho consultivo da CPLP saiba desempenhar o seu papel são os nossos melhores votos :)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar