domingo, 18 de julho de 2010

Parabéns e Obrigado, Madiba! ... Hoje, 18 de Julho, Dia Internacional Nelson Mandela!


Depois de tudo o que hoje já escrevi sobre a Descredibilidade Política (1, 2 e 3), é gratificante poder assinalar, no 92º aniversário de Nelson Mandela, a data a partir da qual podemos celebrar anualmente o Dia Internacional Nelson Mandela - criado pelas Nações Unidas para relembrar a todos o exemplo e o símbolo da luta contra o racismo, pela liberdade, a justiça e a democracia... Mandela disse um dia: "Não há um caminho fácil para a Liberdade", tendo acrescentado, numa outra ocasião: "A educação é a arma mais forte que se pode usar para mudar o mundo"... por isso, faz sentido a letra da sua campanha: "Está nas tuas mãos!".

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Justíssima a decisão da ONU - uma atitude pintada de verde - ao instituir o Dia Nelson Mandela, o carinhoso Madiba, estadista mundial, o último do séc.XX, tão distintamente contributivo e promotor da cultura, da paz, da liberdade, da democracia, defensor dos Direitos Humanos, lutador contra a discriminação de negros, arauto de um mundo melhor, pluralista e representando um incomensurável exemplo de inteligência, coragem e preseverança.
    Que perdure entre nós por muitos anos e para sempre.
    Abraço amigo, solidário, grato e feliz por este dia...:)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas,

    Excelente, um achado!
    Abraço,
    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula
    Linda homenagem ao grande Homem que é Nelson Mandela, e que está de parabéns pelo aniversário, pelo direito justo que conquistou a um dia internacional, e pelo exemplo de vida!
    Gostei da música e da mensagem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigado querid@s amig@s Ana Brito, Osvaldo Castro e Manuela Araújo :)
    ... esta é uma homenagem por todos nós :)
    Um grande abraço e um beijinho pela expressão desta solidariedade que nos torna unos com Madiba, o Homem, o Político e o Amigo da Humanidade que somos e queremos ser, cada vez mais e melhor :)
    Bem-hajam!

    ResponderEliminar
  5. A homenagem é justa como todos sabemos o que não é justo é o que me acabou de acontecer...
    Estava na sala a ver uma reportagem sobre Mandela e na sala do lado a minha filha e 4 amigos todos da mesma idade (23 anos) mais ou menos do mesmo extracto social, filhos de professores na grande maioria. No fim da reportagem a Beatriz chamou-me e pediu-me que explicasse aos amigos quem era Mandela (a ela expliquei muitos anos atrás), podem querer que fiquei atónita...expliquei claro, sem lições de moral, mas sem deixar de os aconselhar a usar a net para algo mais que seja comunicar uns com os outros!
    O que me ofendeu não foi a pergunta, o que me ofendeu foi o desconhecimento... Nem eles, nem a escola, nem a família lhe passam os conhecimentos, é assustador... e são todos já licenciados!
    Como pode isto acontecer com os filhos da minha geração e da tua?
    Lurdes

    ResponderEliminar
  6. Olá Lurdes,
    Tens toda a razão... é, no mínimo, assustador! Quantos pensarão que a sociedade com toda a parafernália de meios de comunicação numa sociedade globalizada e propagandeada como da informação e do conhecimento, considerarão que os filhos irão adquirir esse conhecimento, dispensando-os de explicações que até presumirão insuficientes face ao que imaginam a internet e a escola possibilitar aos miúdos?... não sei se terei razão mas, a questão que colocas é tão grave que me leva a ponderar nas causas que a justificam e ocorre-me a possibilidade que é, em si própria, um risco de que temos, cada vez mais de ser conscientes: a propaganda reduz-nos a iniciativa e cria-nos a ilusão de um mundo virtual que se não concretiza a não ser no que é comercialmente lucrativo para os produtores... e a escola, como bem sabemos, continua a anos-luz do acompanhamento da realidade... depois, como poderemos aspirar a que os novos quadros técnicos, licenciados e especializados, promovam o desenvolvimento do país se a sua formação é redutora e reduzida ao saber fazer dos seus desempenhos profissionais e as suas ambições se esgotam na ânsia fomentada do consumismo, qualquer que seja a face que apresenta... Obrigado, Lurdes... mais uma vez nos confrontamos com tudo o que há por fazer e com o pouco, tão pobre!, que se faz!
    Um beijo para ti e para a Beatriz com os meus votos das melhores felicidades para a jovem médica com que, felizmente!, a partir de agora podemos contar :)

    ResponderEliminar