sábado, 31 de julho de 2010

Sindicato dos Magistrados contra Ministério Público?!


«"A Justiça está mal" - dizemos... e vai de mal a pior! mas, afinal, muito se faz p'ra que não esteja melhor!!!» - que me perdoe António Aleixo, o poeta das sínteses perfeitas!, pelo contrabandear do ritmo poético... mas, na verdade, persiste em Portugal esta percepção silenciada sobre a actuação do Sindicato dos Magistrados que, de há muito a esta parte, insiste em se pronunciar frequentemente como veículo de expressão de um lobby corporativo que mais parece empenhado em destruir a nobre missão que caberia à Justiça, em nome da defesa opinativa, subliminar e subjectiva de pessoas que, por um acaso, ambição ou opção, utilizam os cargos da Magistratura para dar voz pública a suspeitas pessoais que, dado o carácter objectivo dos tempos, meios e conclusões da investigação, não conseguem provar... perde assim toda a autoridade ética, moral e deontológica este Sindicato mais parecido com o espírito dos Grémios de má-memória... e, por muito que insistam em não o perceber, confere mais credibilidade ao Procurador-Geral da República e ao Ministério Público a quem temos que agradecer, apesar da lentidão dos processos!, a resistência perante tanta insinuação acusatória que só na intencionalidade política, encontra justificação... porque se é verdade que a Justiça precisa de mais e melhor investigação, do que seguramente não precisa é de ser vítima de lutas internas pelo poder que hipotecam o seu sentido e a sua natureza num Estado de Direito Democrático!

8 comentários:

  1. Cara Ana Paula, Como sempre um texto que subscrevo. Pena que o não tenha enquadrado nas conclusões do relatório da International Transparency (IT)

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1630196

    Abraço Amigo

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério,
    Obrigado pela generosidade destas palavras :)
    ... e pelo link... tenho andado num ritmo de resposta mais lento do que gostaria porque o calor faz-me descer a tensão arterial... amanhã espero estar com "genica" para a devida actualização...
    Um grande abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    Embora distante, para uns dias de férias que sejam capazes de ajudar a recarregar baterias, não posso deixar de visitar "A Nossa Candeia" e deitando ao mar as palavras procuradas...subscrevo o seu texto e apenas acrescento: quem vai julgar é o cidadão e uma cidadania informada só se torna possível se for elaborada com base nas convicções que cada um tece tendo como ponto de partda os elementos a que tem acesso.
    Lembro James Madison quando este defendeu que é ilusório pensar que exista um jornalismo objectivo e bacteriologicamente puro, acrescendo as organizações que refectem uma pluralidade de opiniões a partir de perpectivas também elas plurais e que só fornecem parcelas da verdade.
    Desejo-lhe umas boas férias...
    Um abraço amigo... cheio de mar e sol :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  4. Cara Ana Brito :)
    Antes de mais, faço votos de umas férias felizes, revigorantes e tranquilas... e agradeço a honra de merecer que mesmo de férias lhe apeteça visitar A Nossa Candeia :)
    ... como sempre, tem toda a razão nos considerandos que tece e foi para mim gratificante relembrar o alerta de James Madison!
    Um grande abraço amigo com votos de muito sol e muito, muito mar :)

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Amiga :-)
    Não vou comentar pk acho que não preciso acrescentar nada!...
    Peço desculpa pela ausência, mas isto de estar a mudar leva o seu tempo, muito mais quando nos vemos a braços com a tentativa, mais uma vez de retirar ao Alentejo o pouco que ainda conserva ( direito à saúde), sei que não poderás cá estar... vou estar por mim e por aqueles que que estão na situação em que já me encontrei durante anos!
    Na esperança dum Alentejo "mais respeitado"...
    Será que existe por aí um principezinho para fazer com que estes senhores consigam desenhar uma coisa tão simples como uma "ovelha"?
    Beijos cheios de saudades, envoltos naquele abraço, bem QUENTE, Alentejano
    Beatriz

    ResponderEliminar
  6. Cara Ana Paula
    Desejo, acima de tudo, que já tenha conseguido estabelecer um ponto de equilíbrio na sua tensão arterial. De facto, as temperaturas não ajudam, mas vai ficar bem...e não se deve preocupar com as respostas que tenciona dar aos comentadores.
    Ontem, no comentário que teci, pelas 23:12, tive um desentendimento com o teclado - pelo que peço desculpa - e rectifico as palavras "partida", reflectem" e "perspectivas".
    Se voltar a acontecer só tenho a pedir que compreendam.
    Um beijinho amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  7. Querida Beatriz,
    Eu sei o que são as "andanças" implicadas por mudanças :)
    ... fico feliz por aqui teres voltado e, como poderás ler, aqui deixo no post que publiquei, a minha solidariedade e preocupação com a questão do direito à saúde no Alandroal.
    Aquele Abraço quente e amigo de sempre e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Cara Ana Brito,
    Não está fácil manter esta tensão mas, como bem diz, o calor não ajuda e sim, espero ficar bem... obrigado pela sua compreensão nos atrasos das respostas que vou tentando recuperar pouco a pouco :)
    ... menos ainda se deve preocupar com os lapsos que só não acontecem a quem não escreve :)
    Um beijinho amigo e continuação de dias felizes :)

    ResponderEliminar