domingo, 12 de dezembro de 2010

Estratégias Manipulatórias para Todos os Gostos - da Espionagem Informática à Regionalização??!?!

Há exemplos de coesão, unidade e dignidade que não deveriamos esquecer na senda da construção de uma cidadania séria, justa, honesta e empenhada num mundo melhor para todos... por exemplo, a Marcha de Washington em que, em 1963, cantou Mahalia Jackson em apoio da causa protagonizada por Martin Luther King:

Vivemos tempos complexos... e quando pensamos que a Paz e a Democracia vão, apesar de tudo, resistindo, os factos emergem, brutais e mais ou menos inesperados, para desestabilizar o esforço conjunto que, pelo menos, a sociedade civil, continua empenhada em consolidar... até quando? - é a pergunta que se coloca... Até quando e com vantagens para quem, é o problema que nos deveria ocupar uma vez que as aparentes coincidências, cujas razões se assemelham a evidências, já não têm o impacto e a adesão pública de outros tempos... Ocorre-me esta dissertação de ideias associadas pela quase simultaneidade dos tempos em que convergem ocorrências aparentemente dissonantes mas, cuja eclosão não deixa de nos fazer pensar na "fabricação de acontecimentos"... e o que em tudo isto é tristemente curioso é estarmos perante estratégias que grassam nas dinâmicas socio-políticas internacionais e nacionais: assim por um lado, enquanto o caso "WikiLeaks" persiste, temos notícia de atentados e ameaças que criam, no espaço ocidental, uma atmosfera de suspeição; por outro lado, enquanto por cá, no nosso pequeno país, nos preparamos para eleições presidenciais, cinco federações distritais do PS decidem aprovar uma designada "Declaração de Évora" (ler aqui)que promove a regionalização. Em relação à primeira questão, o juízo cívico percepciona a tal "atmosfera de suspeição" como uma espécie de prenúncio preparatório para uma qualquer decisão ainda por divulgar; em relação à segunda questão, sabendo que os Presidentes das Federações Distritais do PS que assinaram a dita Declaração não são defensores convictos da candidatura de Manuel Alegre ainda que seja este o candidato apoiado partidariamente (ler o post ainda agora publicado no Câmara Corporativa), é caso para perguntar se, na origem e na oportunidade desta decisão corporativa, não estarão outras motivações que transcendem, de longe, o interesse nacional ou regional (leia-se por exemplo, a questão que coloca João Tunes no Água Lisa)... Perante tudo isto, dá vontade de gritar o tema "Troubles of the World" ainda na voz de Mahalia Jackson porque, de facto, os problemas do mundo requerem seriedade e urgência nas suas formas de tratamento ao invés de nos perdemos com a intriga mesquinha com que se tenta ludibriar a democracia:

2 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    O seu comentário de ontem, deixou-me ansioso. Sim sou extremamente sensível à luta pelos direitos humanos e pela erradicação da miséria.
    Agradeço a dedicatória, e embora ainda "chocado" pelo "terrível" realismo do segundo vídeo. Pedia àqueles a quem demos o nosso voto (eu sei que alguns vêm aqui) que o usassem e numa altura em que cada vez mais, há que não ficar calado perante as injustiças que no nosso País e no mundo tendem em aumentar.
    Cara Ana Paula Fitas sei o papel que tem tido na denuncia dos gritantes atropelos às liberdades dos mais desfavorecidos, na defesa das minorias etnicas, na defesa das arbitrariedas contra as mulheres, etc... É uma honra o post que me dedicou.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Caro Rodrigo,
    Desculpe só agora responder mas, as suas palavras deixaram-me demasiado comovida para o poder ter feito sem a atenção que me merecem as suas. Obrigado, meu amigo... obrigado pela sua generosidade e pelo entendimento da urgência desta luta incansável e convicta que é a nossa... e olhe, Rodrigo, se sente que é uma honra o post que lhe dediquei, saiba que, para mim, é, sinceramente, uma Honra, contar com a sua leitura, os comentários e a sua sensibilidade.
    Bem-haja!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar