segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Perguntas ao Pai Natal...


Querido Pai Natal,

Não sei se ainda estou a tempo de te dirigir os meus pedidos para que, na noite mais aguardada de todos pela paz anunciada, esperada e construida pelas crianças, me coloques no sapatinho o que eu mais quero... de qualquer modo e porque me tenho portado bem (digo eu, considerando que tenho feito o melhor possível ainda que, muitas vezes, contrariada), penso que vale a pena dizer-te o que, sobre os sonhos, me ensombra os dias, por me continuar a adiar desejos que já quase me sufocam. Perguntarás o que pretendo eu para estar com tantos rodeios mas, não te aflijas porque vou já esclarecer o que te quero dizer: pois bem, os meus desejos são respostas, Pai Natal!... respostas a perguntas para as quais, sózinha e apesar do esforço, não tenho obtido nem conseguido construir as que seriam razoáveis e suficientes para me adoçar a inquietação... e tu, Pai Natal, porque já tens muitos anos e muita experiência (há quem por cá diga isto de outra maneira, tipo: "é muito tempo a virar frangos" - o que, diga-se de passagem, não se te deve aplicar pois não consta de história alguma que eu conheça, que a tua profissão seja, no Estio que deve ser quando estás menos ocupado, empregado de churrasqueira)... enfim! Não te quero fazer perder mais tempo porque deve haver muita gente à tua espera... por isso, aqui te deixo 3 das minhas mais angustiadas perguntas, na esperança de que, enquanto as renas te conduzem pelos ares deste planeta atribulado, possas dedicar-me uns minutinhos (não sei se chegam... mas, quem diz uns minutinhos, diz umas horitas - que presumo não te irem fazer diferença no meio de uma tão longa jornada, não é?) para me ajudares a crescer (sabes? é que dizem que o Pai Natal é uma parte do nosso crescimento por habitar o espaço em que começamos a ter uma clara percepção do que nos é exterior)... assim, diz-me lá, Pai Natal, porque razão se comemoram este ano os 100 da República Portuguesa se, por cá, no meu país, os procedimentos, públicos e privados, continuam a reproduzir uma lógica monárquica que assenta numa espécie de transmissão dinástica no que respeita ao acesso a bens comuns - como é o caso dos empregos e do usufruto dos direitos e privilégios sociais? ... e porque razão, Pai Natal, se apregoam tantos valores enquanto se persiste no exercício das más-práticas, penalizando-se exactamente o que mais se parece com os valores apregoados, por exemplo: o mérito, a competência, a igualdade, a honestidade, a frontalidade, a transparência e o respeito pela diversidade? ... eu não quero respostas fáceis, Pai Natal... essas, já as ouvi, sob a forma de pretextos e desculpabilizações de adultas e incoerentes justificações... o que eu queria mesmo, Pai Natal, era a verdade... e, por isso, deixo-te, Pai Natal, uma última pergunta: porque razão insistem as pessoas que aparecem todos, ou quase todos, os dias nas televisões, em não praticar a humildade e a justa equidade, apesar de saberem que o preço da vaidade é o preço da alma, sempre que cedem e se vendem aos interesses corporativos, acabando por desmerecer a confiança que tanto reivindicam conquistar junto dos cidadãos?... pronto, Pai Natal, já disse e, por hoje, fico por aqui... obrigado pela tua paciência e pela tua boa-fé... vou agora mesmo a correr, deitar esta cartinha no correio porque gostava de deixar de me preocupar com estas inquietações ainda esta semana, já, já no Dia de Natal. Beijinhos... e olha, vem devagarinho para que a viagem seja boa e te dê tempo de inventares as respostas mais convincentes que puderes... Obrigado!

12 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas,
    Sem querer estar a alimentar rivalidades clubísticas, nem por em causa o seu fervor benfiquista (ok, já estou a adivinhar), imagino uma resposta do Pai Natal parecida com: "não queres antes que o Sporting seja campeão?"
    :-)
    Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Sei, através de um Wikitelegrama que o Pai Natal não irá responder a essas perguntas. Aliás e também de uma fonte segura, estou em condições de informar que as renas estão à beira de uma greve de zelo.

    ResponderEliminar
  3. No meio disto tudo... sorte a das renas! Ou será que não... Boas Festas? Só para alguns privilegiados... digo eu.

    ResponderEliminar
  4. Caro Ferreira, M.S. :))
    Fez-me rir... sim, sim, fez-me divertida... Grande comentário!!! Obrigado!... eheheheh :))
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Fernando :)
    ... eu bem me parecia que as renas eram inteligentes!!!... além disso, se foi um wikitelegrama que deu estas notícias, nem vale a pena alimentar expectativas sobre as tais respostas... o pior é pensar que nem com o Pai Natal podemos contar :(
    Abraço :))

    ResponderEliminar
  6. Caro Voz a 0 DB,
    ... pois é... sem dá para comentar... bom era que as renas anotassem a informação do Fernando e tomassem o seu destino em mãos já que, entre os humanos, nem o Pai Natal "dá conta do recado"...
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Cara Ana Paula,
    Eu também estou interessada em conhecer as respostas a essas perguntas, mas desconfio que o Pai Natal anda muito ocupado com outras coisas, desde que aderiu ao novo-riquismo anda bastante alienado!
    Tudo de bom.
    Beijos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Menina Ana Paula Fitas
    Suas perguntas são bonitas
    mas terei de perguntar ao Jesus
    parece que por bem lhe responder
    o irão pregar na cruz
    (se não foi por isso terá sido por correr com os vendilhões do templo... o que lamento)

    Passo assim a bola, não me leve a mal.

    Assino-me

    Pai de Natal

    ResponderEliminar
  9. Conto de Natal:
    Este ano o Natal não vai ter o mesmo significado que outros de outrora. A vida está difícil e os portugueses pessimistas. Todos os dias é noticiada mais uma crise e uma série de greves. As agências financeiras que prevêem o pior para Portugal ainda não se lembraram de inflacionarem o Pai Natal. Uma vez que não o fez admira-me que o programa inclinado não se tenha lembrado disso. Crespo e Medina vão se deixar antecipar por um qualquer António Ribeiro Ferreira, outro profeta da desgraça, e a patente vai direitinha para esta sumidade do jornalismo.
    Também me admira que Julian Assange do WikiLeaks não tenha dito que os Estados Unidos da América deportaram o Pai Natal para a Lapónia por se tratar de um velho e sem abrigo. Mas o que não faz ser-se sem abrigo nas proximidades das eleições.
    Aposto que na véspera de Natal quando o Pai Natal for pôr no sapatinho dos netos de Cavaco Silva, este, não vá arranjar uma sem abrigo para o casar.
    O Pai Natal que não vá a casa de Passos Coelho porque Passos Coelho não tem a vida à feição para dar prendas. A crise quando vem é para todos.
    Também estou em crer que com a redução dos ordenados o Pai Natal não esteja na disposição de fazer horas extras. Portanto meninos ponham os sapatinhos a tempo e horas porque depois das dezassete horas não há prendas para ninguém.

    ResponderEliminar
  10. Caríssima APF


    Com umA TAL ORATÓRIA,acredito que Acredite que o Pai nAtal vai ouvi-la.Mesmo que seja só de passagem.
    É que até parece que a APF acredita mesmo Nele.Mas será que Ele também acredita em si?

    Será que, ELE, já viu a sua ficha de cristã pouco católica,digo eu.

    Será que a luz da sua candeia,podia ser coisa que o viesse a iluminar,se Ele mandasse um emissário,ou, até se vier, Ele mesmo, branquinho de neve, até cá,abajo, ao Alentejo?

    Em que pé ficamos? E em que ano, numericamente bastante esquisito vamos afinal viver?


    Com as melhores luzinhas


    ANB


    PS:no caso da APF,me vir a desejar um bom ano novo e não sei o quÊ,olhe que, quem me fez o mesmo no ano passado, deu-me e pode dar azar?
    Senão, repare.

    2010,fuga de gaz,ía morrendo;televisão sem som,vou sobrevivendo;dentadura partida,deixei de bitocar;penhora de um andar,executaram-me.E pronto!Carro rebocado.Clarabóia partida...e por aqui,em casa,chove-me.Chove sem parar.

    ResponderEliminar
  11. Saravah, :))

    ... carta lindissima, minha amiga, pena o pai natal não ser poliglota...diz a Márcia, que já tem 8 anos que o pai natal só fala a língua da coca-cola... temo que não compreenda uma linha deste olhar gigante do mundo que é o teu texto... mas quem sabe? pode a Márcia estar enganada!...e, «água mole em pedra dura tanto dá até que fura»...

    Grande Abraço

    M. José
    Namasté

    ResponderEliminar
  12. À Manuela, ao Rogério, ao Manuel, ao ANB e à M.José :))
    Obrigado pela vossa compreensão, pelas vossas boas reflexões e... acima de tudo, por me ajudarem a não ter demasiadas expectativas :(
    Beijinhos :)))

    ResponderEliminar