sábado, 18 de dezembro de 2010

Leituras Cruzadas...

Os debates entre candidatos presidenciais, nesta sua primeira fase, têm revelado as razões da desmobilização pública face à próxima eleição do Presidente da República que terá lugar daqui a um mês, dia 23 de Janeiro. De facto, a ausência de diferenças claras na visão do perfil presidencial e a incontornável dificuldade dos candidatos em falar abertamente sobre as respectivas propostas para o exercício das mais altas funções do Estado, quer por razões diplomáticas eleitorais, quer porque os portugueses estão deveras centralizados no problema económico a que Governo, União Europeia e oposição não dão respostas minimamente satisfatórias face ao desalento social, concorrem para que a eleição do Presidente da República resulte numa efeméride ditada quase pelo acaso de uma reeleição por imobilismo ou por uma segunda volta inesperada por margens mínimas. Vale a pena ler alguns textos que desta realidade dão nota quer para verificarmos "o pulso" ao país, quer para percebermos o que é apontado como causa da anomia que envolve o fenómeno: sugiro, para o efeito, que visitem aqui o Politeia, A Carta a Garcia, o Conversa Avinagrada, o Delito de Opinião, o Vermelho Cor de Alface e o Defender o Quadrado. A verdade é que o nosso país suscita, em termos governamentais e presidenciais, apreciações como a que se pode ler em O Tempo das Cerejas, no PuxaPalavra, no SineDie ou no Albergue Espanhol... e se é verdade que o mundo contemporâneo e particularmente o designado mundo ocidental, deveria atender, antes de mais, ao problema aqui abordado pelo Sustentabilidade é Acção, bom seria também que aprendessemos a analisar a realidade não apenas em termos imediatistas e especulativos mas, em termos de médio e longo prazo e que, ao invés de nos bastarmos no esforço do auto-elogio em auto-defesa por exemplo no que respeita à Educação, tivessemos a coragem de olhar para as nossas insuficiências de modo a que as pudessemos corrigir e melhorar qualitativamente, de modo a aumentar as nossas potencialidades para enfrentar o futuro (vale a pena ler, a propósito do PISA, o que hoje se escreveu no Câmara Corporativa e no Aventar)... porque a verdade é que foi hoje noticiado o número astronómico de prestações sociais cortadas ou reduzidas a cidadãos que, seguramente, não enriqueceram nem obtiveram empregos sustentáveis nos últimos meses. Estamos, também aqui, por tudo isto, a viver entre imagens de desejos e especulações que nos levam a evocar a reflexão feita no Certamente, a propósito do caso WikiLeaks.

4 comentários:

  1. Olá Ana Paula

    Obrigada pelo link ao Sustentabilidade é Acção.

    Está uma noite mesmo fria, óptima para estar á lareira e pensar no essencial :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas,
    temo que tenha razão e que o comportamento venha a ser pautado pela eficácia dos media em impor imagem (boa imagem) e frequência de páginas impar, com manchas de texto generosas e títulos que parecem ter sido escolhidos pelo próprio candidato. Falo de Cavaco Silva, claro. Se considerarmos que a sua campanha está muito bem planeada e que teve inicio há mais tempo do que aquele que dura a "crise explicita", então é muito provável que o alheamento não seja mais do que a manifestação de opções já tomadas num enquadramento de sofisticado nível de manipulação... Temo isso, apesar das audiencias aos debates não terem sido tão desprezíveis assim (840 mil no debate Fernando Nobre Vs Francisco Lopes)...

    Obrigado pela citação do conversavinagrada

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula,

    Obrigado pela S/ referência a "A Carta a Garcia".É sempre um gosto e uma honra, vindo de "A Nossa Candeia".
    Abraço,
    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  4. Caros Manuela, "Trio" e Manuela :)
    ... obrigado pelas vossas palavras... temos muito a equacionar por estes dias, frios e chuvosos... para que algum brilho resista à força cinzenta dos dias :)
    Abraço.

    ResponderEliminar