segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Ineficácia da Mensagem Política do Primeiro-Ministro...


Para os comentadores, a mensagem de Natal do Primeiro-Ministro foi irrealista; para o Governo e para o PS, foi "um exercício de realismo", para a oposição um exercício de propaganda (ler aqui, aqui e aqui). A verdade é que José Sócrates dirigiu a sua mensagem à ideia de construção de uma imagem interna e externa do país, visando um público político no caso português e político-económico no plano europeu e internacional. Ó Primeiro-Ministro esqueceu, contudo, o essencial: num país católico e em que o "espírito de Natal" tem significado cultural para todos, o facto é que os cidadãos esperavam do seu Primeiro-Ministro uma outra mensagem: uma mensagem solidária, capaz de sublinhar a consciência da crise e do seu profundo impacto social, uma mensagem que sublinhasse a importância que o extraordinário número de pessoas desempregadas tem no panorama de preocupações do Governo... só assim teria sido eficaz o presumível "acordar a esperança" que se supõe ter sido a intenção do Primeiro-Ministro que perdeu uma oportunidade de reconquistar ou, pelo menos, de contribuir para reconfigurar a opinião pública sobre os esforços governamentais para responder à crise e aos mercados. Ao optar pelo tipo de discurso que apresentou aos portugueses, José Sócrates, além de não ter sido ouvido, foi mal recebido e deu inequivocamente "o flanco" às acusações de "propaganda" e "irrealismo" que ninguém perdeu tempo a sublinhar... é pena! O tal "espírito de Natal" e os cidadãos mereciam mais.

2 comentários:

  1. Sem jeito, ainda bem que não sou PM, nem tenho qualquer lugar politico,( e ainda bem, porque não foi com o meu voto que arranjamos este PM )hoje este comentário serve só para desejar à Ana Paula uma entrada em força no próximo ano, que não se vislumbra nada de bom, mas que pelo menos podemos tentar com os nossos pontos de vista fazer com que o PM e seus comparsas olhem mais para baixo, para os desfavorecidos. Independentemente de quem venha a ser PR, que consiga pôr este PM a pensar nos outros e a deixar de olhar só para o seu umbigo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Zéparafuso :)
    Aceite o meu pedido de desculpas por só agora responder... Agradeço-lhe, caro amigo, sincera e sentidamente, as boas e sensatas palavras que aqui regista e, acima de tudo, os votos que aqui me deixa e que retribui, de todo o coração: Tenha, meu amigo, um Ano Novo cheio de saúde, boa-disposição, inspiração crítica e persistência cívica! Feliz Ano Novo!
    Receba o meu abracinho grato e caloroso e Bem-haja!

    ResponderEliminar