quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Solidariedade das Inteligências

Há anos, no final da década de 90, estive em Estrasburgo, num encontro internacional intitulado "Solidariedade das Inteligências". O encontro decorreu no Parlamento Europeu e juntou pessoas e Organizações Não Governamentais de todo o mundo. Estavam na agenda política casos de violação de Direitos Humanos, a importância da laicidade, a necessidade de valorização da diversidade e o reconhecimento do direito à independência e à autonomia dos povos que a reivindicavam... Palestina, Tchetchénia, Croácia, refugiados, globalização e valores éticos de igualdade e solidariedade foram momentos temáticos centrais dos trabalhos que tiveram lugar nesses 3 dias que durou o encontro. A mim, pessoalmente e para além dos conteúdos e abordagens que aí tiveram lugar, impressionou-me o título da iniciativa: "Solidariedade das Inteligências" por ser a expressão exacta do que a realidade nos dita como urgente e indispensável, essencial à ultrapassagem dos conflitos e das crises... Hoje, no âmago da hecatombe socio-financeira e político-económica que Portugal e a Europa atravessam, na indefinição de um cenário de futuro claro e menos ainda, tranquilizador, a solidariedade das inteligências é a única forma de ultrapassarmos a crise, escapando às teias tecidas pelas manipulações políticas e partidárias a que estamos, indiscutível e constantemente, expostos... lembrei-me por isso, instigada até por um comentário feito a propósito de um post recente do A Nossa Candeia pelo nosso amigo Rogério Pereira do Conversa Avinagrada, de um programa onde as intervenções de personalidades cultas da sociedade portuguesa (de que destaco os Professores José Barata Moura e Adriano Moreira), podem ajudar-nos a configurar a confiança e a esperança no diálogo que a democracia viabiliza... quem viu o programa, pode agora, repensá-lo ou à memória que dele guardou criticamente; quem o não viu, não perde tempo se atender às considerações que os Professores José Barata Moura e Adriano Moreira mas, também, D. José Policarpo e António Barreto, aqui enunciaram:
RTP - PRÓS E CONTRAS
... resta-nos continuar a trabalhar para que a Democracia seja Possível e Acessível a todos os cidadãos... pelo passado que nos conduziu a este presente mas, principalmente, pelo futuro que, queiramos ou não, temos a incontornável responsabilidade de construir.

6 comentários:

  1. Subscrevo este texto.
    Resta-nos esperar, mas cada um de nós tem que
    contribuir para a efectiva mudança.
    Saudações e o melhor 2011 possível.

    ResponderEliminar
  2. A blogosfera é volátil e os textos, os mais belos e os mais importantes, afundam-se na vertigem da sucessão do que se vai escrevendo. Os bloguistas seguem esse ritmo e mal acabaram de pôr ponto final para editar já estão no post seguinte a pensar. Entre um e outro visitam e são visitados. Comentam e são comentados. Dou por mim, assim. Por vezes o ritmo é tão intenso que nem sempre escrevo com todas as letras nem tudo o que penso... Tudo isto a propósito deste seu post. Seria importante que por instantes os links fossem executados e os intervenientes nesse Prós e Contras fossem escutados... Paremos pois um pouco para escutar e pensar. Mais que nunca é necessário uma inteligencia solidária e esta não acontece se não fizermos nada para que aconteça...

    Obrigado pela citação

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A olhar para a fotografia de 2011... de certeza que ainda não é em 2011 que a mudança vai começar.

    ResponderEliminar
  4. O último parágrafo diz quase tudo, ou, tudo mesmo.
    As previsões apontam para um ano 2011 pior do que este que está prestes a terminar. Enfim... há que ter esperança; isto não pode continuar desta forma eternamente.
    Ana Paula, para si, o meu desejo sincero de um 2011 em grande, com tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Saravah Amiga :))

    ... felizmente ainda há quem note a ausência...de um outro pensar!!!

    Abraços Abertos

    M. José

    ResponderEliminar
  6. Silenciosamente Ouvindo, Rogério, Voz a 0 DB, Relógio de Corda e M.José :))
    ... obrigado!... 2011 espera por todos nós para que seja um ano que vale a pena pensar para se dizer e fazer mais e melhor!
    Feliz Ano Novo!... e, por favor, voltem sempre! :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar