domingo, 26 de dezembro de 2010

Brasil - Beth Carvalho, Voz de Cultura...

Há já um bom par de anos, Caetano Veloso cantava, num dos seus mais famosos temas, a seguinte afirmaçao: "só é possível filosofar em alemão"... na senda do mesmo tipo de pensamento, é, na minha perspectiva, igualmente legítimo dizer que "a poesia fala português"!... mais: se nos é permitido falar assim, generalizando abusivamente e sem contemplar excepções de que o saber popular diz, serem a confirmação da regra, então, considerando que cada cultura encontra uma expressão sublimatória privilegiada em cada tipo de arte, podemos afirmar que "a música canta-se em brasileiro - ou, para não ofender os mais puristas, em português do Brasil"... Vem esta observação a propósito de um programa que ontem vi, no canal TV Brasil Internacional, chamado: Conversa Afinada onde compositores, músicos, cantores e intérpretes conversam durante uma hora com entrevistadores preparados e conhecedores da sua obra e do seu significado no contexto rico e vasto do mundo da produção musical brasileira... Um programa de altissima qualidade, se querem saber! e de que faço link do respectivo site (ver Aqui). No programa a que ontem assisti, a entrevistada foi Beth Carvalho, um "monstro" ou, se quisermos, "a rainha" do samba e do melhor da expressão popular da música brasileira que, no nosso país, tem tido menos reconhecimento e divulgação do que, de facto, merece a qualidade da sua obra...
Beth Carvalho, a Rainha, madrinha de alguns dos melhores sambistas brasileiros como é o caso de Zeca Pagodinho, cantou, por exemplo, "Dança da Solidão":

... mas, para quem não sabe, Beth Carvalho foi a primeira a interpretar, de forma incomparável, o tema "Folhas Secas", eternizado, entre nós, por Elis Regina:

Contudo, a alma de Beth Carvalho está nesta lindissima forma de cantar "As Rosas Não Falam"... vale a pena ouvir:

... e, meus amigos... Viva o Brasil!

4 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Beth é inquieta. Diz o poeta que todo o artista tem de ir onde o povo está. Este verso representa uma grande verdade e define com rara precisão a atitude de Beth Carvalho perante a vida. Não espera que as coisas lhe cheguem, vai mesmo buscar, vai ao seu encontro. Ela conhece a fertilidade dos compositores do povo e, mais do que isso, conhece os lugares onde estão, onde vivem, onde cantam, como cantam e como tocam.
    Viva o Brasil!
    Continuação de Festas Felizes com um beijinho amigo :)
    Ana Parracho Brito

    ResponderEliminar
  2. (O parênteses tem de ficar porque «a filosofia fala grego». Estou aqui em "bis" com esta «Dança da Solidão» …).

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Brito,
    Tem toda a razão... é isso que dá à música e à voz de Beth Carvalho uma profundidade e uma melodia únicas... obrigado!
    Votos de um 2011 muito feliz!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Jeune Dame :))
    ... quem disse que só se filosofa em alemão foi Caetano Veloso e eu, a quem ocorreu o mesmo pensamento que aqui partilhas("a filosofia fala grego"), presumi que o cantautor se referirira à produção filosófica do século XIX ??!?!... e sim, JEune Dame, "Dança de Solidão" é o tom adequado aos dias que correm...
    Com um grande e sentido abraço amigo e solidário, faço votos de que 2011 seja tudo mas, mesmo tudo, o que desejas e precisas :))

    ResponderEliminar