O Prémio Nobel da Paz 2011 foi atribuído a 3 Mulheres, duas liberianas e uma yemenita, destacadas activistas contra a repressão e a violência contra as mulheres que, no continente africano, se destacaram no ano em curso pela intervenção cívica e política. Não poderia ter sido melhor atribuído! Porque entre mais de 2 centenas de Prémios Nobel da Paz atribuídos, até 2011, apenas 12 tinham distinguido Mulheres... porque, além de Mulheres, Activistas e Políticas, as três agraciadas com o Nobel da Paz são cidadãs das regiões mais pobres, difíceis, trágicas e violentas regiões do mundo onde a sua coragem é, mais do que isso, inequívoca bravura e capacidade de enfrentar regimes e domínios políticos masculinos! Além disso, Ellen Sjohnson-Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman (ler Aqui, Aqui e Aqui), são o rosto da importante Resolução 1325 da ONU e cuja transposição nacional encontramos AQUI.
Não me lembro onde li, mas, alguém disse qualquer coisa como isto: "Esperemos que a oposição intelectual e a liberdade de pensamento não sejam aniquilados". Espero que a luta destas mulheres continue e que tenha êxito. Teriamos um Mundo mais igual, ou menos diferente. Mas...há Países em retrocesso, nos direitos, na economia. Quando assim é.....
ResponderEliminarAbracinho, ainda timido
Zeparafuso
( o meu PC deve estar com problemas, não consigo enviar este comentário. Se por acaso chegar repetido, a Ana Paula fará o favor de eliminar )
Caro Zeparafuso :))
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário... tem toda a razão! Oxalá estas Mulheres saibam trabalhar com a liberdade de pensamento e de expressão e não façam coro com as práticas masculinas que fazem o contrário - designadamente para não perderem o seu "estatuto" :))
Acreditemos que sim!... precisamos desesperadamente de exemplos contrários a tão destrutivos exemplos, não é?
... sabe, meu amigo? ... penso que os blogues não estão a funcionar na sua melhor forma... porque tenho recebido imensas "queixas" via e-mail de pessoas que não conseguem deixar comentários, bem como notícias de pessoas que não conseguem aceder às caixas de comentários de outros blogues?!... enfim... deixemos que a tecnologia se auto-regenere :)) ... entretanto, continue por aí, meu amigo!... como já reparou, quando aparecem duplicados, publico apenas o que chegou mais recentemente.
Um grande abraço :))