segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Do Poder...

... Acabei de ver, no canal Hollywood, o filme de S.Spielberg "A Lista de Schindler"... repito, como os sobreviventes dos 6 milhões de judeus, vítimas do exercício mais infame do poder, protagonizado pelo nazismo: "Quem Salva Uma Vida, Salva o Mundo Inteiro"!...É bom não esquecer!

6 comentários:

  1. Para mim entre os dez melhores filmes de sempre!

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula,

    O murro no estômago? Muito mais do que isso!

    Já não tem conta as vezes que vi o filme. Comprei o DVD há bastante tempo. De vez em quando revejo-o, e sempre com a mesma raiva!

    Mas sabes?
    Doi-me, mas muito, saber que hoje, agora, neste momento, em vários locais deste nosso universo, se continuam a cometer as maiores barbaridades contra o ser humano.

    A maldade é intrínseca à natureza do Homem?
    É, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, ando na recolha de informação (visual) que nos recorda o horror de Auschwitz (lembro-me, por exemplo, de Josef Mengele!). O rastro fica e, "a lista de nomes", também…
    O meu abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida nenhuma, Bruno! Quanto mais vejo o filme mais silêncio se faz no meu olhar a realidade...

    ResponderEliminar
  5. Teresa, compreendo tão bem o que dizes!... estive em Auschwitz e não sou capaz de imaginar como pode haver quem relativize a verdade dos factos... por isso, repito o que, ainda agora escrevi na minha resposta ao comentário do Bruno: quanto mais vejo o filme, mais silêncio se faz dentro de mim quando olho o mundo... no entanto, penso que a maldade, como a bondade!, são intrínsecas à natureza humana que é, se assim podemos dizer, reflexa e experimentalista... Felizmente, para contrapor ao horror dos que optam pela crueldade, há os Schindler's e, infelizmente!, as vítimas... a questão é, ainda e sempre, a das opções e das situações com que se deparam os indivíduos... e, como tal, a da extrema necessidade de criar condições para que as suas atitudes denotem autonomia de pensamento e auto-estima para assumir a crítica e a diferença...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. O meu abraço, NYX... o meu grande, grande abraço... com a admiração de sempre!

    ResponderEliminar