... Acabei de ver, no canal Hollywood, o filme de S.Spielberg "A Lista de Schindler"... repito, como os sobreviventes dos 6 milhões de judeus, vítimas do exercício mais infame do poder, protagonizado pelo nazismo: "Quem Salva Uma Vida, Salva o Mundo Inteiro"!...É bom não esquecer!
Para mim entre os dez melhores filmes de sempre!
ResponderEliminarAna Paula,
ResponderEliminarO murro no estômago? Muito mais do que isso!
Já não tem conta as vezes que vi o filme. Comprei o DVD há bastante tempo. De vez em quando revejo-o, e sempre com a mesma raiva!
Mas sabes?
Doi-me, mas muito, saber que hoje, agora, neste momento, em vários locais deste nosso universo, se continuam a cometer as maiores barbaridades contra o ser humano.
A maldade é intrínseca à natureza do Homem?
É, sem dúvida!
Curiosamente, ando na recolha de informação (visual) que nos recorda o horror de Auschwitz (lembro-me, por exemplo, de Josef Mengele!). O rastro fica e, "a lista de nomes", também…
ResponderEliminarO meu abraço :)
Sem dúvida nenhuma, Bruno! Quanto mais vejo o filme mais silêncio se faz no meu olhar a realidade...
ResponderEliminarTeresa, compreendo tão bem o que dizes!... estive em Auschwitz e não sou capaz de imaginar como pode haver quem relativize a verdade dos factos... por isso, repito o que, ainda agora escrevi na minha resposta ao comentário do Bruno: quanto mais vejo o filme, mais silêncio se faz dentro de mim quando olho o mundo... no entanto, penso que a maldade, como a bondade!, são intrínsecas à natureza humana que é, se assim podemos dizer, reflexa e experimentalista... Felizmente, para contrapor ao horror dos que optam pela crueldade, há os Schindler's e, infelizmente!, as vítimas... a questão é, ainda e sempre, a das opções e das situações com que se deparam os indivíduos... e, como tal, a da extrema necessidade de criar condições para que as suas atitudes denotem autonomia de pensamento e auto-estima para assumir a crítica e a diferença...
ResponderEliminarUm beijinho
O meu abraço, NYX... o meu grande, grande abraço... com a admiração de sempre!
ResponderEliminar