quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Da República...

... e agora, senhores!... agora: Falta Cumprir a República!... o combate ao analfabetismo (designadamente o funcional e o político!), a estruturação de um municipalismo eficiente, a promoção da qualidade de vida e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, o desenvolvimento eficaz do aparelho produtivo, os serviços públicos de qualidade, a gestão racional dos recursos do Estado... e o investimento na cultura, senhores!... o investimento na cultura (de que, afinal!, também resultará a existência de consciências políticas mais sólidas e civicamente consolidadas, bem como, recorrentemente, a emergência de protagonistas que permitam às populações a eleição de pessoas sérias, democráticas e capazes de promover o desenvolvimento integrado e sustentado - sem que fiquem reduzidas a personagens caricatas como continuamos -e, provavelmente, continuaremos! a assistir na Madeira!!!). 

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Há pouco ouvi um discurso, o do actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Aplaudi mentalmente (porque vinha a conduzir). Mas agora aplaudo a sério o seu post, na totalidade, mas especialmente as ultimas 5 linhas. Parece pouco mas acho que está ali a solução (ou o principio) para a resolução dos problemas do nosso (mas não só) País.
    Um abraço (Republicano)

    ResponderEliminar
  2. Estamos de acordo. Apenas uma pequena questão que parece metodológica, mas não é. Antes dessa falta, falta outra: reunir as condições para que a República se cumpra. Requisito, aliás, sem solução à vista.

    ResponderEliminar
  3. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Subscrevo inteiramente o repto que a Ana lança em relação aos ideais da República a cumprir. Os contabilistas da austeridade logo nos dirão que não há dinheiro para muitos desses objetivos de Bem Comum. No entanto, esses ideólogos da inevitável austeridade esquecem que foram os "artilheiros" da especulação capitalista que, após o desastre da crise financeira de 2008, ergueram a dívida pública dos países do Sul da União Europeia e a Irlanda como alvos favoráveis.

    Não posso estar mais de acordo com a Ana, pois o regime Republicano deve estar ao serviço desses nobres ideais defendidos pelos Republicanos que fizeram a Revolução de 5 de Outubro de 1910. Aliás, a refundação da democracia com a Revolução dos Cravos teve na mente dos seus atores a Ética Republicana, no sentido de se garantir a qualidade de vida e a Cultura a todos os cidadãos da República Portuguesa.

    Ontem como hoje: Viva a República!! Só que, como nos diz Boaventura Sousa Santos no seu último ensaio, as democracias em toda a Europa, definham neste estado coisas de uma Globalização que não tem em mira o real desenvolvimento sustentável que desejamos.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. ....e logo no dia mundial dos professores que a ONU para a educação diz que estão em falta 6 milhões de professores (data limite 2015) para se atingirem os mínimos (globais) da educação primária...

    ResponderEliminar
  5. "Falta cumprir a República". É isso mesmo, Ana Paula... só falta o essencial.
    Excelente post, excelente reflexão
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. "Falta cumprir a República". É isso mesmo, Ana Paula... só falta o essencial.
    Excelente post, excelente reflexão
    Obrigado

    ResponderEliminar