segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Palestina na Unesco - Cultura e Educação para (quase) Todos

A Palestina é membro de pleno direito da Unesco! Felizmente! Finalmente!... e a vitória diplomática pertence, justa e merecidamente, à Autoridade Palestiniana. Entretanto, porque as histórias, mesmo quando terminam bem, arrastam sombras pouco protectoras, ficamos a saber que, para vã glória de Portugal, o representante nacional optou pela abstenção, ficando agora sem poder partilhar desta alegria que é de todos - excepção feita, naturalmente!, a Israel que aproveitou o dia para anunciar o aumento do seu arsenal nuclear (!!!)... e ainda, à velha tradição norte-americana que, para desilusão de muitos que jamais esperariam uma tal atitude da Administração Obama, decidiu deixar de financiar a maior organização internacional de apoio à educação e à cultura... Moral da História: apesar dos velhos do Restelo do lado de cá e de lá do Atlântico insistirem no pior da tradição, a História e a Humanidade continuam a ter lugar para a Cultura, a Educação e a Paz.

12 comentários:

  1. A capacidade de manobra das grandes potências também explica o sucesso. Não há, felizmente, um G20 para a cultura. Eis uma boa noticia. Obrigado por tê-la dado

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana paula Fitas
    No meio de tanta notícia esta é apenas mais uma. Só pessoas com a sua sensibilidade e outras atentas aos direitos dum povo que há décadas luta pelo simples direito à sua nacionalidade, sentem uma certa felicidade. Pena que a pequenez do "nossos" representantes não nos acompanhe neste bom momento do martirizado povo Palestino.
    Abraço solidário
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Bem visto, Rogério... e é um gosto imenso poder partilhar esta boa notícia :))

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida nenhuma, Luís: um passo histórico! :))

    ResponderEliminar
  5. Podes tomar como teus todos os meus posts. A América de Obama não é capaz de resistir ao poderio do lobby judeu. Uma desilusão. Um dia o Estado palestiniano vai ser reconhecido pela comunidade internacional e as medidas de retaliação contra os apoiantes do Estado Palestiano vão parecer cada vez mais actos de guerra.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rodrigo :)
    Obrigado pelas boas palavras solidárias que aqui partilha... somos muitos, Rodrigo... somos muitos e mesmo que haja muitos mais que não partilham desta alegria, como o demonstra a terra da Palestina, a História reconhecerá a razão que sustenta os que tão martirizados têm sido em nome do Estado Palestiniano e que é a mesma que nos anima.
    Um abraço solidário, Rodrigo.

    ResponderEliminar
  7. Eduardo,
    ... os posts do Absorto são sempre de uma qualidade que se destaca pela diferença e é uma honra parilhá-los. Quanto ao teu pertinente e exacto comentário sobre a América de Obama e o poderio do lobby judeu e sobre o juízo da História sobre os actos de guerra que têm martirizado os palestinianos, subscrevo-os, naturalmente!, sem reservas. Obrigado, Eduardo.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. ... Eduardo, quando, no comentário anterior referi a qualidade dos teus posts queria ter indicado não apenas os do Absorto mas, indispensavelmente!, os do IR AO FUNDO E VOLTAR que está na linha da frente para as minhas Leituras Cruzadas :))
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. (Ana,
    É inevitável não sentir uma espécie de "vergonha alheia" pela abstenção portuguesa... e ainda vem o Portas dizer que é sensível ao pedido da Catherine Ashton!!!???!!!!)
    O meu abraço

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela honra da partilha desinteressada que é o que nos faz mover por entre os medos e as rapinas do nosso tempo, afinal de todos os tempos, a que só alguns poucos, na verdade, escapam.

    ResponderEliminar
  11. Se me permites, faço minhas as tuas palavras, Eduardo :))
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar