segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Pobreza Não se Compadece com a Crise...

O Presidente da Caritas Portuguesa afirmou, há 3 dias atrás, que as medidas do Orçamento de Estado para 2012, vão agravar os números da pobreza em Portugal, razão pela qual defende a renegociação do pagamento da dívida à troika, já que "não se sabe quando a crise vai terminar". Eugénio Fonseca lamentou ainda que seja, mais uma vez!, a classe média a "mais martirizada" no que se refere ao agravamento da sua situação económica-social. Hoje foi a vez da AMI afirmar que, nos 10 meses decorridos desde o início do ano, já atendeu mais pessoas do que no total do ano anterior, a saber, 12.000 pessoas... e entretanto, só para continuar com a série de exemplos que dão o rosto à comunicação social, a Associação Vila d'Este, em Gaia, situada numa área de residência onde o desemprego atinge 28%, revelou dar apoio alimentar a 3.800 famílias, registando 12 novos casos diários de procura -apesar de só ter capacidade para dar resposta a 2, para desespero da dezena que fica a aguardar. Segundo os "indicadores Europa 2020", no nosso país, 25,3 % das pessoas vivem em risco de exclusão social, indissociável da pobreza! (Ler Aqui e Aqui). Ora, ontem, 16 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação (ler Aqui) e hoje, 17 de Outubro, apesar de há muito se falar no combate contra a pobreza, o facto é que o número de pessoas pobres continua a registar aumentos cada vez mais difíceis de enfrentar... até quando?... Provavelmente até que, como Lula da Silva fez no Brasil, a política tenha a coragem de enfrentar a economia e de empenhar a alma, o pensamento e o conhecimento no aumento da produção nacional, da exportação e da riqueza enquanto, em simultâneo, concretizam a prioridade nacional: "Pobreza Zero"! Afinal, todos os países e, consequentemente, todos os políticos e todas as governações, apoiaram a definição e assinaram o compromisso com a realização dos Objectivos do Milénio!

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Neste dia Internacional pela irradicação da pobreza. Foi apresentado o tal orçamento. Em que sem vergonha o aumento da pobreza é apresentado como uma inevitabilidade. No mínimo o dia escolhido mostra a insensíbilidade de quem nos "governa".
    Abraço solidário

    ResponderEliminar
  2. Caro Rodrigo,
    ... é demasiado dramático para ser compreensível esta forma absurda de gerida governos, economias e populações... e o relativizar do próprio simbolismo, quase assusta, meu amigo... quase assusta!
    Abraço solidário.

    ResponderEliminar
  3. ... Seguro continua "inferior a 0,001%" ? Sim?! E não sabe dizer NÃO?! Implosão JÁ!

    Abraço superior a 99,999%
    M.José

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente...pobreza existirá sempre. Todos os politicos, todas as pessoas com algum poder, no fundo todos nós, somos a favor da luta contra a pobreza. Devemos acabar com a pobreza. Todos estamos de acordo nisto. Será? Todas aquelas figuras de "proa" que vão clamando que a pobreza deve acabar...chegam ao poder e fazem o quê? Gritam "abaixo a pobreza" enquanto não são poder. Depois de serem poder, constatamos o quê? Diminuição do numero de pobres? Não! Agora, depois de não terem conseguido sequer diminuir o numero de pobres, alegam que a culpa é da crise. Realmente a crise ( seja ela quem for) tem as costas largas. O BPN faz parte da tal crise? Então nós estamos em crise e tapamos o buraco BPN. Com tantos fiscais, tantos economistas de renome (incluindo o ex-governador do BP)e nenhum previu o descalabro, a falcatrua do BPN. Se não descobriram a fraude BPN ( ou não lhes interessava por a nu) como podem vir agora falar do buraco da Madeira? Com tantos buracos por aí, qualquer dia...estamos do lado de lá do Mundo. Espero,com todos estes buracos, não vir a perder a minha identidade, a minha cidadania. Espero ainda poder ser orgulhosamente...Português!
    Abracinho, pelos vistos, cada vez mais timido.
    Zeparafuso

    ResponderEliminar
  5. Oh, Minha Amiga :)
    ... "ganda" comentário!!! :)))
    Obrigada!
    Bjinhusss :))

    ResponderEliminar
  6. Caro Zé Parafuso,
    ... cada vez mais tímido mas, sempre firme, como convém à lucidez!... porque vale a pena ser português! :))
    Um grande abraço a desafiar os temores que ensombram os dias

    ResponderEliminar