terça-feira, 18 de outubro de 2011

Hoje, a grande guerra trava-se nos mercados!

A Moody's acabou de baixar o rating da Espanha em 2 níveis (ler aqui), poucos dias depois da Standard & Poor's o ter feito (ler aqui)... entretanto, Angela Merkel já assumiu que não se podem esperar soluções do próximo Conselho Europeu, numa clara afirmação de que a lógica que tem perdurado até aqui na gestão económico-financeira e política europeia não está para mudar!... apesar do rating da França estar em análise!!!... ora, como há pouco dizia na SIC-N, Luís Nazaré, as até agora economias fortes da Europa Central (Alemanha, Finlândia...), não podem continuar a iludir-se de que não vão ser afectadas pela crise que abalroou os chamados "países periféricos" porque, não é isso que vai acontecer... enquanto, digo eu!, as dinâmicas dos mercados continuarem o seu reinado virtual, alheio à humanidade dos povos sobre que incidem os efeitos do seu jogo de imagens e representações!

5 comentários:

  1. Escrevi, há tempos, que a União Europeia não duraria até ao Natal de 2013. Creio que fui optimista, mas só de pensar no que isso significa, fico sem pinta de sangue, porque no início deste século ( Dezembro de 2001) assisti ao Corralito e é para uma situação idêntica que caminhamos a passos largos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. ... é um cenário tétrico, Carlos... mas, cada vez menos o devemos ignorar...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Na historia por vezes as coisas parecem conjugar-se para haver mudanças positivas ou negativas. Neste momento na Europa tudo parece ir no sentido negativo. E no entanto ja deviam ter aprendido. Até parece de propósito.

    ResponderEliminar
  4. ... pois parece, Bruno... parece mesmo!... a História o esclarecerá!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá amiga ._)
    O cenário não é dos mais animadores... há poucos dias, "em conversa de café", um amigo dizia que para melhorar as coisas, a única solução seria fechar as bolsas por um mês... Claro que isto significaria a "implosão" da economia, e nem sequer foi levado a sério, mas agora a frio :-) não sei se não seria melhor que a "explosão" da fome, da pobreza e da falta de cuidados essenciais! Enfim, que nunca nos falte a esperança e a vontade de melhorar o Mundo! :-)
    Beijos envoltos no Abraço Quente do Alentejo

    ResponderEliminar