sábado, 22 de outubro de 2011

A Morte de Muammar Khadafi

Não, não gostei de conhecer a notícia sobre a morte de Muammar Khadafi. Sou Contra a Pena de Morte! ... Uma execução sumária é um assassinato e, nessa exacta medida, nada mais é senão, pura e simplesmente, um Crime! Por isso, as manifestações de regozijo e o grotesto em que foi envolvida a morte do ditador da Líbia, merecem o mais veemente repúdio por parte de todos. Em nome dos Direitos Humanos! Porque o que distingue a barbárie da civilização é a prioridade da consciência, da ética e do direito à dignidade e à justiça. Com Saddam Hussein vivemos o mesmo espectáculo de horror e quase aposto que os executantes de Khadafi, à época, rejeitaram a indignidade e a violência extrema a que ficou associada a sua morte... além do mais, a crueldade e o desrespeito pelos Direitos Humanos retiram, sempre!, credibilidade a qualquer causa. 

16 comentários:

  1. No entanto, cara Ana Paula, andam por aí especialistas do governo, proto-democratas, a regozijar-se com esta morte bárbara e a escrever posts que destilam ódio contra quem se insurge contra a execução sumária ( foi disso que se tratou...) de Kadhaffi.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  2. Em sintonia, Ana Paula.
    A superior consciência dos democratas não se compadece com o espectáculo oferecido e muito menos com a atitude de quem desferiu o golpe de misericórdia.
    Chocante a todos os títulos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. ... pois é, Carlos... provavelmente, esses "especialistas" são pessoas a quem o ódio distrai da introspecção que necessitariam as suas práticas... Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Miguel... "chocante" é o termo! Inqualificável e chocante!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. A morte de Khadafi não se distingue da de Savimbi ou da de Mussolini...
    Foi a turba, irracional e incontrolável, foi a morte de um homem acossado pela sua história.
    Direitos Humanos, Civilização, Barbárie...
    Lembro-me de Diogo Soares, o homem dos olhares fatais...
    http://www.youtube.com/watch?v=defVOgHwxvU
    Saudações Cordiais.

    ResponderEliminar
  6. "Foi a turba, irracional e incontrolável, foi a morte de um homem acossado pela sua história." - pois foi, Carlos!... e era bom que a "turba irracional" soubesse que o mundo não aprova a crueldade gratuita nem celebra a irracionalidade criminosa... Obrigado, Carlos! Vou ver a sugestão que aqui fica partilhada.
    Saudações cordiais.

    ResponderEliminar
  7. É uma honra, Rogério!
    Obrigado.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo, apesar de que pelo que li, a morte dele, que se supõe ter sido uma execução, está ainda para ser clareada. Mas enfim, as fotos dele morto causam essa indignação!
    Abraço,
    Dani

    ResponderEliminar
  9. Olá, Ana…
    Obrigada por ter apresentado o nosso parêntesis de um modo claro! Tentando a analogia…a Declaração Universal dos Direitos Humanos na voz de todos/as os/as que celebraram (pelo menos) as duas mortes que já referimos fez-me lembrar o que dizia Jay Katz sobre o código de Nuremberga: "Era um bom código para bárbaros, mas um código desnecessário para médicos normais"…(e creio que não será preciso dizer mais…)
    O meu abraço

    ResponderEliminar
  10. Para além da barbaridade inqualificável do linchamento de um homem que "ninguém queria vivo", a passagem sucessivas das imagens da execução sumária nas tvs foi absolutamente repugnante.

    Beijinho Ana Paula

    ResponderEliminar
  11. São igualmente criminosos, em vista de terem linchado um assassino. Sou contra a violência e a frase "olho por olho...". Ele que fosse julgado por seus crimes e condenado, na forma da lei. Querida, prazer em conhecer-te. Já estou te seguindo, bjks

    ResponderEliminar
  12. ... sim, Ariel... "repugnante"!... Obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Olá Milla :))
    ... muito, muito obrigada! ... assino por baixo as tuas palavras! Obrigada! Bjks

    ResponderEliminar
  14. Foi de uma enorme barbaridade e selvajaria o que as TVs mostraram,o que é próprio de uma guerra civil.Mas que dizer das barbaridades cometidas pela Horda mercenária da Nato na Jugoslávia,no Iraque,no Afeganistão e agora na Líbia?!Todas as Nações que tiveram relações comerciais,com o regime de Kadafi e que lhe venderam armamento ligeiro e pesado,foram afinal coniventes com tal Regime.Claro está que os italianos,os ingleses,os americanos nuca perdoaram a Kadafi o facto de êle ter nacionalizado as Emprêsas petrolíferas e de ter corrido com as Base Militares estrangeiras. Então os Serviços Secretos,tal como na Jugoslávia desencadearam a guerra civil.

    ResponderEliminar
  15. Caro José Gonçalves Cravinho,
    Obrigado pela útil reflexão que aqui partilha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar