segunda-feira, 2 de março de 2009

Cenários da crise...


A crise está aí e a construção de respostas que na UE vai sendo concertada, evolui de forma muito lenta. De facto, as últimas notícias que afirmam o consenso europeu relativamente à aplicação de medidas comuns (e simultâneas?) dirigidas à eliminação dos off-shores e das medidas proteccionistas, deixam a suspeita de um caminho a percorrer que deixa tempo e espaço de acção suficiente a cada país para activar os mecanismos necessários à salvaguarda de interesses nacionalmente considerados prioritários pelos respectivos governos. Apesar de alguns comentadores e analistas políticos considerarem que a subida, em Fevereiro, de uma décima na inflação, contraria o cenário deflacionário que tem assombrado a economia mundial e ainda que alertando para a necessidade de deverem ser tomadas medidas recorrentes, como é o caso da descida do preço do dinheiro para efeitos de estímulo à procura e ao próprio investimento, o facto não me parece suficiente para que dele se possa inferir a inversão do ritmo da crise, designadamente se tivermos em consideração as preocupações e observações resultantes da cimeira informal que decorreu, ontem, no Conselho Europeu e hoje, na Cimeira Ibero-Americana. De qualquer modo, um eventual abrandamento desta crise não significaria senão a redução dos seus factores primeiros de agravamento porque a crise irá prolongar-se para além de si mesma, em cenários que não podemos ainda hoje avaliar... cenários que remetem para crises sociais muito graves que se vão anunciando mas, cuja dimensão real ainda não conhecemos e crises políticas que, no actual contexto europeu, poderão ressuscitar a radicalização de governações à direita, em detrimento dos interesses das populações e dos cidadãos trabalhadores/consumidores... isto para não falar dos desempregados que, dos 600.000 em Portugal aos milhões que contabilizaremos na UE, dificilmente reintegrarão, no curto ou no médio prazo, o mercado de trabalho.

4 comentários:

  1. Cara Ana Paula,

    Mais uma excelente análise.
    O que eu acho divertido é haver celebração e festa pelo aniversário de um blogue neoliberal radical. Ando a tentar demonstrar-lhes as falácias do seu próprio credo. Se quiser:
    http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/insistencia-nas-falacias-do.html

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo,

    Vou ver com mais cuidado... mas, quando me dei conta da referida celebração também não pude deixar de sorrir... o provincianismo, dizia Fernando Pessoa, é "um caso mental português"... resta-nos o consolo de não ser extensivo universalmente mas... que há casos, há!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula,

    Há agora uma confissão explícita de censura por delito de opinião de um jovem insurgente no meu blogue (em nossa casa mandamos nós, diz ele). Convido-a a verificar:
    http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/03/censura-por-divergencia-de-opiniao.html
    Noutro assunto, pergunto-lhe se me permite partilhar o seu mail com uma aluna de mestrado em economia social que queria falar consigo sobre igualdade de género?
    Obrigado.
    Carlos

    ResponderEliminar
  4. Estimado Carlos,

    Vou ver com atenção o assunto que refere - tem sido difícil por motivos profissionais mas, penso que, no final da semana, já o poderei fazer... Entretanto, sim, pode dar o meu contacto à aluna a que se refere, a quem teei gosto em ser útil.
    Um abraço.

    ResponderEliminar