terça-feira, 17 de março de 2009

O Atentado da Igreja à Saúde Pública - entre a Sida e a Protecção da Vida Humana!


A irresponsabilidade cívica e política, de que tanto se fala, a propósito de tudo e de nada, recorrendo-se à já sistemática argumentação da "crise dos valores", atingiu o seu ponto alto com as declarações de Bento XVI que, em pleno continente africano, onde a fome e a morte ceifam vidas de todas as idades e a sida produz gerações de crianças condenadas pela doença, teve a aleivosia de proclamar que o uso de preservativos não só não resolve nada, como -pasme-se!- ainda complica mais o problema clínico de natureza epidemiológica mais grave da actualidade! E, se pouco já me espanta no que à instituição da Igreja Católica diz respeito, considero contudo, insustentável, que um líder religioso, com responsabilidades acrescidas no que à formação da opinião pública diz respeito, recorra a tais afirmações em nome de dogmas hipócritas que gritaram a condenação do aborto ao ponto de terem recentemente acedido à condenação da violação de uma criança de 9 anos, simbolicamente castigada por ter engravidado e abortado... Ao proclamar em África a condenação do preservativo, forma acessível de prevenção da sida em sociedades de tradição oral onde já é tão difícil passar a mensagem da protecção de toda a população, Bento XVI enfrenta a ciência, as organizações internacionais e todo o esforço de promoção de cidadania, indispensável à paz e à vida. Com mais este gravissimo dislate, Bento XVI arrisca-se a ficar na História como o Papa que descredibilizou a Igreja e a remeteu para o estatuto de instituição fundamentalista porque dogmática... condenar esta actuação deveria hoje ser uma prioridade de todos os políticos, todas as ONG's, da OMS e da ONU... se verdadeiramente reconhecem alguma validade a um mínimo sentido de bom-senso, aos mais elementares valores de defesa da vida humana e à imperiosa necessidade de exercício de uma pedagogia colectiva que deveria, em pleno século XXI, unir todos os homens de boa-vontade... ah! já agora: a Igreja perdeu hoje toda a autoridade moral para falar em "crise de valores".

4 comentários:

  1. Ana Paula,

    desculpe a desconexão com o post mas precisava com urgência de resposta a um mail que lhe enviei.
    Obrigado. Um abraço,

    Carlos Santos

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula

    Se tivesse lido seu post, já não teria escrito o meu. O essencial já cá estava dito. Valha-nos a convicção de que a amplificação do protesto poderá produzir alguns resultados!Obrigado.
    JMC Pinto

    ResponderEliminar
  3. Carlos,
    Já respondi ao seu mail. Obrigado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Estimado JM Correia Pinto,
    Obrigado pelas suas palavras mas, na verdade, a dimensão civilizacional em que enquadrou a abordagem do problema é uma vertente fundamental desta problemática.
    É recíproca a expectativa de que a amplificação do protesto produza alguns resultados.
    De novo, o meu sincero agradecimento.
    Bem-haja! Um abraço amigo.
    Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar