Ouço Mendelssohn enquanto escrevo e vou escolhendo olhares que nos devolvem uma imagem honesta do país que somos... O primeiro destaque de hoje, pela qualidade e o rigor de "primeira água", vai para o texto de Osvaldo Castro: Contra o Despautério Eleitoralista, Urge ter Sentido de Estado e Respeito Institucional... depois, porque se torna cada vez mais difícil não falar do papel da comunicação social, vale a pena ler sobre esta matéria, os textos: Engoliram um Conviccimetro? de Carlos Barbosa de Oliveira e Não há Idade para a Ingenuidade de Pedro Correia - o primeiro por lembrar regras essenciais da profissão e o segundo por denotar as suas melhores motivações que, de acordo com a deontologia e a ética, devem respeitar e procurar a verdade na realidade dos factos, sem necessidade de os inquinar para que a subjectividade interpretativa se lhes sobreponha... e, exactamente a este propósito, porque o país é também mas não só o que dele se vai dizendo, vale a pena ler os textos Possesso com a Relação do País com os Incêndios de Paulo Querido, Esta é a Mais Sentida e Real Instabilidade de Lopes Guerreiro, Para Quando o Encerramento de Pequenas Aldeias? de João Ricardo Vasconcelos e Um Funeral com Palmas e uma Biografia com Saltos de João Tunes. Finalmente, porque o mundo se estende para além dos nossos horizontes mais próximos, sugiro a leitura de outros 2 textos: Não Sou Capaz de Dar Título a Este Post de Ana Cristina Leonardo (com um sério apelo à subscrição da Petição online aí acessível) e, ainda, pela excelente autobiografia que divulga: Morreu o Angolano Ruy Duarte de Carvalho de Joana Lopes. Finalmente, após actualização deste post em 15/08, acrescento, pelo interesse e actualidade da problemática, a sugestão de leitura de O Que Caracteriza o Trabalho Escravo Hoje, no Brasil? publicado por Eduardo Marculino no História Viva.
Muitro obrigado, Ana Paula, por mais este destaque. Caiu-me muito bem, neste momento difícil. Bem haja!
ResponderEliminarBeijinhos
Beijinhos, Carlos... Sou que agradeço, meu amigo, pelo gratificante Crónicas do Rochedo de onde sopram brisas revigorantes para todos que vale sempre a pena destacar :)
ResponderEliminarCara Ana Paula Fitas
ResponderEliminarGrata pelo "itinerário" proposto pelas suas "Leituras Cruzadas" e que resulta numa apreensão positiva e com sentido, onde se esgrimem questões inumeráveis revestidas de predicados reais e sensíveis.
Um grande abraço amigo e solidário :)
Ana Brito
Cara Ana Brito :)
ResponderEliminarUma das melhores características na blogosfera é precisamente esta: a de descobrir autores que até então desconheciamos e encontrar formas de diálogo e relacionamento interactivo de natureza diferente da comunicação social comum -onde a diversidade de argumentos e interesses se processa de forma unilateral...
Um grande abraço anigo e solidário :)
Espero que mais um link sirva para mais umas quantas assinaturas. É o mínimo que podemos fazer. Obrigada.
ResponderEliminarEspero que sim, Ana Cristina... espero que sim! :)
ResponderEliminarAna Paula Fitas,
ResponderEliminarDesculpe lá o lapso...mas claro que fico muito grato pelas palavras de recomendação que resolveu juntar ao link que fez para o meu post...São elogios a mais, mas vou aceitá-los.
Um abraço de reconhecimento e Amizade,
Osvaldo Castro
Meu caro amigo Osvaldo Castro,
ResponderEliminarPresume que considera lapso só agora aqui ter vindo... será?... Por favor, se assim é, não se preocupe porque os elogios e os links que faço são feitos por reconhecimento desinteressado da sua qualidade e para conhecimento de quem os lê... os agradecimentos são generosos, bonitos, gratificantes mas, "não fazem o monge" :)
Bem-haja pelas suas palavras.
Um grande abraço amigo.