segunda-feira, 9 de agosto de 2010

História Viva - um trabalho notável na blogosfera

Cumpro hoje uma homenagem devida ao blogue História Viva, um espaço que se distingue, no mundo da bogosfera, pela qualidade e a originalidade. O seu editor, Eduardo Marculino, cumpre, no Brasil, uma função notável na gestão da publicação de textos científicos que, inscritos na área das Ciências Sociais, incide sobre temas da História Contemporânea numa perspectiva multidisciplinar cujo alcance se prolonga às Ciências Sociais que integram história, política, antropologia, sociologia, literatura, economia e muitos outros olhares que, de facto, transcendem em muito o que, em Portugal, continua a ser percepcionado como conhecimento disciplinar, estanque, escolástico e, como tal, de cientificidade problematizável. Por isso, hoje cumpro o que, de há muito, sinto como um dever: divulgar, por esta via e com particular destaque para Portugal e toda a comunidade lusófona, uma forma efectiva, útil, eficaz de trabalhar e promover a Cultura com o espírito de missão cívica e pedagógica que a Democracia merece. Torna-se difícil e até injusto seleccionar alguns post's deste blogue que recolhe e publica textos e trabalhos temáticos de diferentes autores, procurando manter a comunidade actualizada sobre a construção cultural da realidade, divulgando biografias e promovendo, sempre, o conhecimento... contudo, arrisco, a título de exemplo e apenas com o objectivo de elucidar a natureza do História Viva, propôr-vos algumas leituras editadas recentemente:
De entre outros, muitos!, trabalhos a destacar que só uma leitura cuidada e progressica deste blogue, vale a pena referir a iniciativa Semana Histórica de que fica também o registo de alguns trabalhos:
Resta-me formular a todos, votos de Boas Leituras!
Nota: alguns dos textos para que aqui se encontra o respectivo link, foram, pelo interesse que suscitam, acrescentados posteriormente à data de publicação inical deste post.

2 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas

    Lá levo trabalho para casa...

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Olá Rogério :)
    ... é daquelas coisas raras como deveriam ser todos os TPC: capazes de nos darem grande prazer pelo conhecimento e a reflexão útil, diversa e enriquecedora que nos proporciona... o mundo, afinal!, não é apenas, deserto :)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar