domingo, 1 de agosto de 2010

Obrigado, Presidente Lula! Chegou a hora...


Lula da Silva, o Presidente mais carismático da actualidade, volta a ser notícia e a dar do Brasil a imagem de um país atento ao mundo... Os brasileiros não podem esquecer o legado que Lula da Silva lhes deixa e de que o mundo precisa, devendo continuar a exigir uma presença internacional indefectível na defesa dos Direitos Humanos, em duas frentes: interna e externa. Hoje, Lula da Silva deu, uma vez mais, à cidadania global e ao cinzentismo esquálido dos poderes, o rosto, a voz e o gesto pela Liberdade, a Igualdade e a Paz, oferecendo asilo político a Sakineh Mohammadi Ashtiani que o Irão condenara à morte à apedrejamento (vale a pena ler AQUI)... em mais um dia em que o Governo de Israel e o Hamas voltam a atacar os seus povos, reiterando o sofrimento da Palestina onde as mulheres começam a ser vítimas do fundamentalismo conservador, esta é, sem dúvida, a expressão mais eficaz dos valores democráticos, materializada no exemplo que todos, incluindo as Nações Unidas, deveriam ter em conta. Obrigado, Presidente!... Apoiar a sua eleição como Presidente das Nações Unidas é agora, mais do que nunca, um dever cívico que cabe aos Governos, ONG's e cidadãos de boa-fé de todo o mundo... para que a ONU sobreviva e readquira o estatuto de dignidade e respeito de que os povos precisam e de que a política internacional carece.

12 comentários:

  1. Cara Ana Paula,
    É assim mesmo! Gosto de pessoas com causas! Lula da Silva à frente da ONU? Sim! Mas será indispensável (se calhar até prioritário) esvaziar de importância os Gs paralelos (G8, G20 e outros...). Enquanto isso, Lula poderia ocupar-se da OIT...
    (será que alguém sabe o que isso é?)

    Abraço Amigo

    PS: Para o que decidir fazer de Lula, conte comigo!

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula
    É o exercício de uma cidadania transnacional ou de uma pluralidade de cidadanias transnacionais com estatuto lusófono em prol de uma cidadania universal correspondente à comunidade internacional e destinada a manter e garantir a paz e a defesa dos Direitos Humanos.
    Digamos que Lula da Silva vive com o terceiro sentido e assume a reivindicação do direito de petição colectiva ao atravessar-se no corredor da morte iraniano.
    Grande Homem!
    Um beijinho amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  3. Com o contributo pessoal empenhado - mas modesto -apoiarei a ida de Lula da Silva para o cargo de secretário-geral da ONU. Além do espírito humanista de Lula e de todas as qualidades que lhe são reconhecidas, é urgente remover o ineficiente e insípido Bank Ki-moon, revitalizando a ONU no sentido da intervenção eficaz nos jogos da política internacional de que tem andado arredada.

    ResponderEliminar
  4. Ana Paula,
    Será uma magnífica causa, daquelas de que nós gostamos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro Rogério,
    Tem toda a razão!... é preciso uma Organização das Nações Unidas com credibilidade ética para relativizar e se sobrepôr aos G8, 20 e por aí adiante... por isso, afinamos pelo diapasão que reconhece em Lula da Silva o perfil de quem poderia materializar este desiderato (como diz o nosso amigo Weber lá no Mainstreet)... contudo, como bem diz e lembra o Rogério, a própria OIT muito teria a ganhar em termos de eficácia e visibilidade interventiva com o contributo activo deste Homem que nos garante por onde quer que passe não esquecer, de facto!, o essencial.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Cara Ana Brito,
    Que belas palavras para falar da coragem de Lula da Silva!... Obrigado, Ana por as expressar aqui!
    Um grande abraço e um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Carlos,
    Subscrevo na íntegra a clareza justa das palavras que aqui regista... Obrigado! ... e vamos dar força a esta ideia!
    Um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. Miguel,
    A sintonia perfeita das causas torna-as realidade... vamos a isso!
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Obs.
    Se me permitem,gostaria de dizer que Lula da Silva, tem todas as condições para vir a ser um segundo Nelson Mandela,desta vez falante acérrimo da lingua,(das patrias) e das culturas lusófonas.O que traria um valor acrescentado à escassa presença de Portugal e mesmo do próprio Brasil na ONU.
    O tal contraditório clube dos Cinco, onde mandam apenas potências mais ou menos ricas.E onde os outros dez,têm uma voz mas não têm nenhum poder efectivo.

    Quanto a Lula,é um daqueles políticos que tem uma visão globalisante dos principais problemas mundiais que vão das questões terriveis do armamento crescente até às perigosíssimas rivalidades regionais.
    Do Irão a toda a América do Sul e à Africa e por força do seu próprio ponto de partida de sindicalista no Brasil e projectado Cidadão do Mundo.
    Julgo mesmo que todos já percebemos que é um grande político,no sentido em que é preciso estar bastante atento às interpretações que a evolução do mundo actual não pode dispensar apresentando visões verdadeiramente lúcidas do que está em jogo.E uma das coisas que continua em risco,é a Paz mundial,um bem único que nunca se pode dar como definitivamente alcançado.E muito menos garantido.Lembro o caso das duas guerras mundiais apenas neste último século.
    Mas lembro também que o Século XXI está ainda no seu início.

    Por fim,diria que a APF faz muito bem em assumir à escala da sua candeia esta causa,isto,ao mesmo tempo,que ouso perguntar-lhe se acha pessimista ou realista,o que acabo de dizer?


    MElhores cumprimentos


    ANB

    ResponderEliminar
  10. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Este gesto nobre de Luís Lula da Silva, que a Ana nos evidencia, vem provar todo o seu humanismo e a sua capacidade e sensibilidade para lidar com questões que coloquem em causa os Direitos Humanos.

    Por todos os argumentos que nos aduziu é absolutamente justo e desejável que todas as pessoas de boa-fé apoiem a ideia de levar Lula da Silva a Secretário-Geral das Nações Unidas, num momento em que ele tem prestígio e carisma e a ONU tem perdido poder de intervenção e necessita de uma urgente reforma para que o mundo possa lidar com os grandes desafios e dificuldades que a Globalização desregrada e egoísta tem aberto.

    Por mim, subscrevi a petição que o Movimento Internacional Lusófono propôs para impulsionar este Homem generoso e solidário a abraçar a liderança da ONU porque esta instituição "enferrujada" e o mundo precisam do seu contributo ágil para renovar a esperança e mobilizar as populações mundiais, como o conseguiu de forma notável no Brasil!

    Sim, caríssima Ana, vamos todos convergir neste apoio a Lula da Silva para criarmos uma grande plataforma onde este nosso propósito para Bem do mundo e das causas humanistas e humanitárias se realizem com mais eficácia e convicção.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.mil-hafre.blogspot.com
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Caro ANB,
    Realistas, as palavras que aqui regista têm todo o futuro para que as transformemos de reflexões em realidade... faça votos de que seja assim a construção que ainda falta para se concluir este século XXI, cujos desafios coexistem com a possibilidade interventiva dos povos e dos cidadãos que nunca, ao longo da História, alcançou a dimensão que hoje materializamos.
    Obrigado, caro amigo, pelas justas e boas palavras que aqui regista e que, sinceramente, partilho e subscrevo, revendo em Lula da Silva uma espécie de Nelson Mandela que nos pode abre o caminho para uma actuação finalmente Humana à escala planetária.
    Receba, com consideração e amizade, o meu abraço solidário.

    ResponderEliminar
  12. Carissimo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Nada acrecento à lúcida reflexão que aqui regista e que me orgulho de poder partilhar.
    Obrigado, caro amigo!
    Receba, com estima e consideração, o meu abraço solidário e amigo.

    ResponderEliminar