sábado, 28 de agosto de 2010

Tibete - ou de como as ditaduras perseguem até à morte...




... As ditaduras perseguem até à morte... e o exílio paga-se, muitas vezes, com a própria vida... é o caso da comunidade tibetana que, enquanto continua a ser oprimida e reprimida no seu próprio país (ler aqui), assiste ao resultado dramático a que estão condenados os exilados de uma das mais antigas e magníficas -porque sábias!- culturas do mundo!
Nota: os meus sinceros e sentidos agradecimentos à equipa brasileira que não conheço mas que, tendo visitado A Nossa Candeia, me permitiu aceder a este vídeo e a quem envio o meu abraço amigo.

2 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Excelente post...
    Há resultados temporais do Tibete, mas a morte ameaça incessantemente e o medo de ver os mortos arrastar os vivos subsiste numa imagem tradicional.
    A paciência tibetana ensina-nos que cabe, agora, esperar o desenrolar dos factos? Será o primeiro passo do caminho? Face à horrenda situação?
    Tanto o lado tibetano como o lado chinês estão igualmente determinados e isso significa mortes e mais sofrimento.
    No Tibete adivinha-se um cansaço intenso; chove, a água escorre a alto e as pessoas continuam na rua. Há gestos de uma vida quotidiana humana que corre apesar das águas...
    A ditadura significa a devassa e o uso abusivo dos poderes que se processa pela força eliminando liberdades e direitos individuais...
    Um abraço amigo e solidário.
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Brito,
    Justas palavras, estas que aqui regista.
    Obrigado!
    Um grande abraço amigo e solidário:)

    ResponderEliminar