quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Violência Contra as Mulheres...


Hoje, 25 de Novembro, assinala-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres... em Portugal foram noticiadas na imprensa, entre 2004 e 2010, 247 mortes relacionadas com violência doméstica (o que daria uma média de 3 mortes por mês não fosse registar-se que as ocorrências são mais frequentes, por exemplo, de Verão ou em períodos de férias - especificidades que muito revelam sobre o drama da má qualidade da comunicação entre homens e mulheres)... Apesar da visibilidade política e social que o fenómeno adquiriu nos últimos anos cujo reflexo se constata no elevado número de queixas/denúncias diárias, a verdade é que, até à data, em 2010, se verificaram já 39 casos de mulheres vítimas de violência doméstica. O problema, cultural e psicossocial na sua origem, é um flagelo subjacente à violência social, cuja erradicação implica estruturas de diagnóstico, assistência, apoio e acompanhamento dos três termos da tríade vítima/agressor/família e, incontornavelmente, prevenção... Não ignorar e reconhecer o problema é, por todas as razões, indispensável...

4 comentários:

  1. Receita

    Junte-se um homem convencido de que a mulher é da sua costela feita a uma mulher submissa e reserve. Do outro lado ponha o seu clube mal classificado e tempere com um diário mal humurado. Adicione o recibo de um só ordenado (pode ser dois, dos pequenos). Junte ao casal que reservou. Ponha ao lume, em fogo brando e deixe ficar até que a chama se extinga. E pimba, já está!

    (existem outras receitas, mas esta é a nacional as outras, mais sofisticadas, são importadas!)

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério :)
    ... penso que, de facto, no contexto económico-cultural português, esta é uma receita muito conhecida...
    ... com as consequências que sabemos :(
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Não devia ser necessário um dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres ou contra o que quer que seja. Contra as Mulheres ainda menos e não é por serem seres frageis, porque há mulheres violentas, eu é que acho a Mulher um ser tão belo, que não merece ser estragado. Por outro lado estou a ser tendencioso, porque não gosto de violência, qualquer tipo. Violência, NÃO!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Zéparafuso,
    ... fica tudo dito nas suas palavras: "Violência, NÃO!!!".
    Obrigado.
    Um Abraço.

    ResponderEliminar