terça-feira, 30 de novembro de 2010

De Trichet a Obama - Pequenas/Grandes Questões...


Em Agosto, o Presidente do Banco Central Europeu (BCE) dizia que travar o endividamento era fundamental para evitar o afundamento das próximas décadas (ler aqui); hoje, o mesmo Presidente afirmou que as reformas laborais (leia-se aumento da flexibilização!!) são uma medida recomendável para se consolidarem os resultados dos esforços nacionais de gestão das contas públicas (ler aqui). Entretanto, Jean-Claude Trichet disse também, referindo-se à Irlanda a quem o BCE acabou de comprar a dívida soberana, que "só um país não muda a política"... A pergunta, urgente e a pensar, é a seguinte: se um país só não justifica a mudança de política, será que vários/muitos países o justificarão?... a resposta parece óbvia: já não é só um país; a pressão dos mercados financeiros já se não reduz à Grécia e à Irlanda mas, incide também sobre Portugal, Espanha, a Itália e a ver vamos quem mais... sendo portanto tantos os países em verdadeira crise, justifica-se ou não a mudança da política financeira não só europeia mas, mundial?... e se a dimensão internacional que, neste contexto, colocamos, parecer exagerada, ouçamos o Presidente dos EUA, Barack Obama que acabou de congelar, por 2 anos, os ordenados da Administração Pública:

4 comentários:

  1. Ana Paula Fitas:
    Sócrates é um rei Midas ao contrário. Em tudo que toca ou se abeira estraga.
    Ainda dizem que a cimeira da Nato foi um sucesso. Se ela fosse realizada hoje Obama não se deslocava a Portugal ou não se abeirava de Sócrates. Está provado e mais que provado que quem se aproxima de Sócrates fica contaminado com o sintoma de crise seja ela económica, política ou outra qualquer. Agora percebo porque os líderes políticos portugueses não gostam de se reunir com ele. Basta ver os debates quinzenais.
    Ainda dizem que não somos um povo avançado nas previsões.

    ResponderEliminar
  2. Aguentem... pois são igualmente Burros como Nós, Portugueses...
    Ai para controlar o défice americano o que tem de se fazer é congelar os salários? Para Povo Burro é isso mesmo o necessário..
    Para os que não o sendo, levam por tabela, fica-lhes o sabor agridoce de saberem que SABEM por onde se devia começar: FIM DAS GUERRAS, ENCERRAMENTO DAS BASES MILITARES AMERICANAS ESPALHAS POR MAIS DE 100 PAÍSES; FIM DA POUCA VERGONHA EM WALL STREET... e por aí em diante...
    Lá como Cá... Só temos mais é que pôr gelo...

    ResponderEliminar
  3. Caro Manuel Pacheco,
    ... sem mais, por ora, deixe que lhe agradeça o quanto me fez sorrir :))
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Voz a 0 DB,
    ... tem tanta razão que nada me ocorre para acrescentar... de facto, há tanto por onde começar a recuperar os meios necessários à reorganização das finanças públicas... dramático é o facto destas "armas" contra o Bem-Comum também representarem emprego para muitos, no caso, mais "lá do que cá"... gelo, mesmo muito muito gelo e mesmo assim, duvido...
    Abraço

    ResponderEliminar