domingo, 24 de maio de 2009

Abstenção: um Dejá Vu para Lágrimas de Crocodilo...



O início da campanha eleitoral para as Europeias deixa antever a confirmação de suspeita de uma elevadissima abstenção nas eleições de 7 de Junho cuja responsabilidade não pode ser, honestamente, atribuída ao desinteresse do eleitorado sob acusações de, gratuita ou egocentricamente se manter distanciado desta Europa em que, de facto, ainda se não reconhece... de igual modo e contrariamente ao que, levianamente parecem ajuizar as forças políticas candidatas, é incorrecto pensar que, nesta abstenção, se reflecte a intenção consciente de, através da recusa do voto, se manifestar oposição às políticas governativas nacionais ou, simplesmente, o descontentamento social. Pelo contrário... por isso, o filme será, mais ou menos, este:



Take One - "Dejá Vu": a responsabilidade da abstenção é, acima de tudo, uma responsabilidade política protagonizada pelas forças partidárias candidatas ao Parlamento Europeu... porque a permanente, incipiente e insuficiente distinção dos temas abordados nesta campanha entre planos comunitário e nacional tem assumido, sem excepção, prioridades discursivas em todo o espectro político, do CDS ao BE, não permitindo aos cidadãos uma percepção clara da importância do seu voto - tanto mais que, em Outubro, haverá eleições legislativas de que decorrerão efeitos adequados ao que os eleitores pretendem, a saber, a penalização da política governativa e/ou a consciência da falta (ou não) de credibilidade da oposição para criar alternativas de resposta à crise económico-social nacional. O mais inquietante neste cenário é a hipótese de nem as forças candidatas às eleições de 7 de Junho conhecerem as políticas europeias ao ponto de nelas terem descoberto margem de manobra para uma mudança global que é necessário reforçar no Parlamento Europeu com o objectivo de alterar qualitativamente as condições de vida e de trabalho das populações, defendendo, como tal, o interesse público nacional... a definição da prioridade política de oposição de uns candidatos contra os outros a partir de exemplos inerentes à política interna e a incapacidade pedagógica para expôr claramente os objectivos específicos destas eleições, denota, por um lado, uma aparente disposição para ocupar lugares no PE apenas para expressão do voto nas matérias que outros tornarão elegíveis e, por outro lado, revela o recurso demagógico ao aproveitamento deste espaço de visibilidade pública permitido pelo período de campanha eleitoral, desvirtuando o sentido do acto eleitoral que se esgota na possibilidade dos cidadãos escolherem, de forma esclarecida, um programa político para a agenda europeia...



Take 2 - Lágrimas de Crocodilo: A irresponsabilidade política subjacente à produção da abstenção é, por esta razão, imputável aos próprios partidos candidatos que, a persistirem neste tipo de campanhas contribuem para criar condições de, cedo ou tarde, verem regulamentados os termos da sua propaganda eleitoral por determinação da própria Europa ou... mais grave ainda, para que o Direito Institucional Comunitário decida alterar os meios de em que assenta a constituição das instituições europeias... porque a estas possibilidades conduzirá, no limite, a continuidade do actual cenário abstencionista por atestar reiteradamente a falta de legitimação popular obtida por sufrágio directo, justificando a opção por eleições, por exemplo, de tipo colegial...

2 comentários:

  1. Cara Amiga Ana,

    Lá entender o seu ponto de vista...eu entendo, mas junte-lhe,plase, a falta de cultura parlamentar decorrente de 48 anos de fascismo e o antieuropeísmo dos partidos dos leques extremos deo espectro parlamentar...sim,... os beneficiários "reais" da abstenção,i.e., o BE, o PCP e o CDS/PP.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo Sokinus,
    Já tinha saudades dos comentários que, como se pode constatar, são sempre interessantes!... na verdade, agradeço-lhe as 3 ideias que acrescenta ao texto, com particular destaque para a primeira de que, em muito!, depende a referida responsabilidade política, a saber: "a falta de cultura parlamentar decorrente de 48 anos de fascismo"... a que, de facto, acresce, a coincidência dos beneficiários da abstenção com "o antieuropeísmo dos partidos dos leques extremos do espectro parlamentar" (a este propósito, deixe-me dizer-lhe que, no site da RTP, pode encontrar no programa "Mário Soares entrevista..." uma extraordinária conversa entre o próprio, o embaixador de Espanha em Portugal e o brilhantissimo Santiago Carrillo que esclarece algumas das questões em que assenta o sentimento anti-europeu). Um grande abraço.

    ResponderEliminar