segunda-feira, 8 de março de 2010

Um Contributo Feminino - Da Tradição Oral à Multiculturalidade



(Se preferir ver com legendas,clique em "view subtitles" e procure, com o cursor, o idioma "Português de Portugal")

A multiculturalidade contemporânea é a mais-valia que a globalização representa para uma cidadania capaz de se cumprir no pleno exercício dos direitos cívicos em nome de uma coexistência enriquecedora e pacífica. Capaz de contrariar sentimentos xenófobos e racistas e práticas discriminatórias que a pluralidade étnica, cultural e religiosa pode suscitar, designadamente enquanto pretexto catártico para o descontentamento social, a multiculturalidade requer o exercício pedagógico de um ensino/aprendizagem societário que permita aos cidadãos reconhecer, respeitar e valorizar a diferença.
Chimamanda Ngozi Adichie é uma jovem escritora nigeriana, romancista e novelista que se auto-denomina "contadora de histórias" que, na Conferência Anual da TED (organização não-governamental para a divulgação de Ideias com Mérito e Valor), em Oxford, apresentou uma intervenção intitulada "O Perigo da História Única". Em "O Perigo da História Única", Chimamanda Adichie pronuncia-se de forma extraordinariamente inovadora e simples, sobre o perigo da educação unilateral e etnocêntrica, promotora de mundivisões monolíticas e de representações deturpadas da realidade... inaugurando assim, pelo recurso à tradição oral dos contadores de história, um modo autêntico e eficaz de transmissão da mensagem e da consciência da contemporaneidade, que urge despertar e partilhar com todas as crianças e todos os adultos do planeta.
(O nosso agradecimento ao Osvaldo Castro, autor do A Carta a Garcia pela divulgação partilha do vídeo que aqui partilhamos)

6 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas,

    Obrigado pela referência ao "A Carta a Garcia" e especialmente pelo tom antropológico/sociológico e de defesa da verdadeira tranversalidade em matéria de igualdade que acrescentou ao texto que publiquei... Trata-de de uma peça oratória notável, a alocução de Chimamanda, e V/ relevou-a com a S/ sageza de especialista.
    Cumprimentos.
    OC

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula,
    Eu creio que a ouvi numa gravação desta conferência.
    Positivamente excepcional.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Osvaldo,
    Obrigado pelas gentis palavras que aqui regista.
    Bem-haja!

    ResponderEliminar
  4. T.Mike,
    É, de facto, "positivamente excepcional" :))
    ... para mim foi uma verdadeira surpresa!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Que testemunho extraordinário, verídico, tocante. E filosófico, também. Da criança abosrvendo histórias de brancos à mulher adulta apercebendo-se da falsidade da história única repetida à exaustão, o abraço ecuménico da verdadeira cultura, a que nos impulsiona à criatividade fraternal de uma justa e verídica civilização.

    ResponderEliminar
  6. Caro VBM,
    Obrigado pelas fabulosas palavras que subscrevo na íntegra ... fico feliz por ter partilhado o documento que as suscitou :)
    (Por favor, desculpe só agora responder mas o "lufa-lufa" dos dias não me tem dado tréguas e tenho passado por aqui "a correr"!)
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar