segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Responsabilidade Cívica e Educativa - CMElvas e CM Seixal




Em início de ano lectivo, com o Presidente da Associação de Pais a falar em redução de apoios socio-educativos para famílias carenciadas e a Ministra da Educação, Isabel Alçada a garantir hoje de manhã, na RTP, que tudo vai continuar igual no que a tais apoios se refere, vale a pena destacar o trabalho autárquico que, de modo diferente, as autarquias de Elvas e do Seixal estão a desenvolver. Em Elvas, por razões que decorrem da capacidade orçamental do município e provavelmente em função do número de beneficiários em causa, a Câmara Municipal distribuíu a 600 famílias carenciadas material didáctico novo, completo, para as suas crianças que, de outra forma, começariam de forma deficitária o ano lectivo. No caso do Seixal, de forma pedagógica, criativa e solidária, a Biblioteca Municipal tem em curso um projecto chamado "Dar de Volta" que consiste no empréstimo anual gratuito de todos os manuais escolares às suas crianças, permitindo a rotatividade dos livros, a economia de custos e o desenvolvimento da responsabilidade solidária entre autarquia, famílias e crianças.

3 comentários:

  1. Nem tudo é mau. Ainda há bons autarcas. Bem hajam !

    ResponderEliminar
  2. Estas iniciativas tropeçam normalmente em dois tipos de dificuldades: a financeira e da volatilidade dos programas escolares, cujos conteúdos são, por vezes tão incompreensivelmente, alterados!

    ResponderEliminar
  3. No passado dia 10 de Setembro de 2010, na abertura de um novo ano lectivo para as crianças do 1º Ciclo das escolas do Concelho, a Autarquia do Alandroal esteve presente para fazer entrega de manuais escolares e mochilas a todos os alunos.

    Este é um investimento com olhos postos no futuro, sendo por isso motivo de orgulho para todos os pais que têm os seus filhos a estudar, e que apostam numa formação digna para os seus educandos.

    A sustentabilidade económica e cultural passa por este tipo de medidas, são elas que asseguram um desenvolvimento equilibrado, onde todos possam usufruir das mesmas oportunidades de aprendizagem e formação.

    Muitos parabéns à Autarquia do Concelho do Alandroal!
    Poet'anarquista

    (Mesmo a braços com uma dívida de 31 milhões de euros que um irresponsável socialista nos deixou, a sensibilidade política falou mais alto).

    Cabé

    ResponderEliminar