terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Palestina nas Nações Unidas, Já!

Por uma Palestina Livre, reconhecida na sua qualidade de país autónomo e independente que deve, como tal, integrar a Organização das Nações Unidas!  Chega de paliativos e de pretextos! A Palestina como Estado de pleno direito na ONU, Já! - como o deveriam ser muitas outras... entre elas, por exemplo, o Tibete!... e todos os povos do mundo que evidenciam a capacidade de auto-organização das suas populações em torno do reconhecimento da sua identidade cultural não coincidente com a das potências invasoras, ocupantes ou, simplesmente, dominantes! Pelo direito à auto-determinação e à liberdade, à democracia e à identidade! Pelos Direitos dos Povos! Pelos Direitos Humanos! 

8 comentários:

  1. Obama parece já ter esquecido o célebre discurso do Cairo, Ana Paula
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eva,
    O futuro não deixará que seja sempre assim... a História, ainda que lentamente, vai-se escrevendo... apesar dos custos, do sangue e do desalento.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, Carlos... mas, como eu dizia à Eva, não podemos tirar os olhos do horizonte da História e ir contribuindo para o construir porque, apesar dos custos e do sofrimento, o futuro vai-se escrevendo e a mudança acontecendo... resta-nos esperar que não seja sempre tarde demais.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo totalmente, todavia teria que haver
    uma grande força humana para que tal possa
    acontecer brevemente.Está tudo invertido e
    os políticos actuais não prestam...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Silenciosamente Ouvindo :)
    ... é uma realidade que a maioria dos políticos contemporâneos não têm o carisma que acompanha as grandes lideranças e os "rasgos" de coragem de que o mundo necessita para ser mais equitativo e mais justo... faz, aliás, parte dos períodos de crise, na sua fase de eclosão, que os seus dirigentes sejam destituídos de grandes capacidades de mudança - o que, relembre-se, causa quase sempre problemas posteriores com a emergência de oportunismos que tendem a agravar esses períodos de crise... porém, a História deixa-nos perceber que, ultrapassadas estes (demasiadas vezes, terríveis) precalços estruturais, acabam por emergir personalidades capazes de revolucionar, de algum modo!, a situação pré-existente... o futuro dirá!... e são muitos os que, justamente!, esperam... é por eles que não devemos deixar de, firmemente, dar a voz :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite. Também sou totalmente de acordo com um Estado palestiniano e compreendo a decisão de Mahoud Abbas mas se for feito unilateralmente entao as coisas continuarão na mesma. Talvez o melhor seja por enquanto um posto de observador na ONU e quando as condições estiverem melhores entao avança-se para a independência. Com o actual governo israelita esta ideia de Abbas nao leva a nada.
    ja agora deixe-me dizer que apesar de ainda nao ter tudo visto achei seu blog muito interessante e ja o pus na lista de blogs do meu blog.

    ResponderEliminar
  7. Olá Bruno, obrigado pela partilha da reflexão que, no contexto actual e dado o anúncio de veto dos EUA, pode ser a solução mais adequada ao problema. Agradeço ainda as boas palavras sobre A Nossa Candeia e honra-me que a integre entre os seus blogs. Vou visitar o seu e proceder reciprocamente. Bem-haja!

    ResponderEliminar