quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Um Manifesto Actual...


... de Almada Negreiros o "Manifesto Anti-Dantas" na voz, no tom e no timbre inimitáveis de Mário Viegas.

3 comentários:

  1. Bem "postado" e oportuno. Deixo a parte final, para que se não esqueça:

    "Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!

    Morra o Dantas, morra! Pim!"

    ResponderEliminar
  2. Uma pesquisa ao que vou escrevendo dirá da apreciação em que tenho o Almada e o Mário Viegas. Por isso, parabéns por lembrá-los. Este Manifesto é para mim o mais pequeno monumento literário que tenho em estante e que releio sempre com gosto porque foi, e/ou é, uma pedrada no chaço cujo alcance transcendeu desanca ao pobre Dantas.
    Há um lado que tapo em Almada para não ver: o político. Mas se o Mário Viegas tapou… quem sou eu?

    ResponderEliminar
  3. Uma pesquisa ao que vou escrevendo dirá da apreciação em que tenho o Almada e o Mário Viegas. Por isso, parabéns por lembrá-los. Este Manifesto é para mim o mais pequeno monumento literário que tenho em estante e que releio sempre com gosto porque foi, e/ou é, uma pedrada no chaço cujo alcance transcendeu desanca ao pobre Dantas.
    Há um lado que tapo em Almada para não ver: o político. Mas se o Mário Viegas tapou… quem sou eu?

    ResponderEliminar