segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Do "Acordo" (?) Ortográfico...

... Pronuncio-me hoje, sobre o dito Acordo Ortográfico, para dizer: Não!... e se ainda o não fizera, foi apenas por razões que se prendem com o escrupuloso cuidado que é devido a tais matérias... Porém, acabei por assinar a iniciativa que o rejeita (aqui)!... Pela falta de rigor com que foram definidas as alterações (apesar dos forçados argumentos linguísticos!) em que se baseia e por não respeitar a evolução cultural das línguas!... de certo modo, perdoem-me o desabafo!, mais parece um exercício resultante de uma pretensa "modernidade"... sem "claridade" ou função social (utilidade - se o preferirem!) que o justifique.

7 comentários:

  1. ... o facto é que posso perder o meu auto-retrato interior... e passo o pleonasmo!

    M.José

    ResponderEliminar
  2. A leitura de textos com a pretendida nova dactilografia é tão desagradável que dou por mim a apreciar uma coisa que detestava quando era estudante: ler livros e manuais escritos em espanhol! Ando a ler com prazer a Teoría de la democracia de Giovanni Sartori, tradução espanhola da editora Alianza Universidad, e, para lá de ser uma obra de grande valor como filosofia política, dá gosto privar e conviver com as múltiplas consoantes mudas do castelhano e ouvir em silêncio as vogais abertas do linguajar cantado de nuestros hermanos! :))

    ResponderEliminar
  3. Seria boa ideia não induzir as pessoas em erro ou levá-las a fazer confusões. O logótipo neste "post" é o da ILC pela revogação da entrada em vigor do AO90 (http://ilcao.cedilha.net/) não tendo esta rigorosamente nada a ver com a petição aqui referida. Aliás, a dita petição é inválida, nos termos da lei, como referimos atempadamente em "esclarecimento": http://ilcao.cedilha.net/?p=4615

    ResponderEliminar
  4. Oh... minha amiga :)) ... que as determinações decretadas jamais obscureçam o teu retrato interior :))

    ResponderEliminar
  5. ... pois é, VBM :)) ... também a mim me incomoda profundamente pensar que tenho que escrever com "erros" :)) ... antes outra qualquer língua na sua integralidade cultural, sem preconceitos ou complexos de supremacia ou inferioridade que justifica mudanças gratuitas :))

    ResponderEliminar
  6. Carissimos ILC,
    Agradecendo o vosso esclarecimento,cujo link aqui deixo http://ilcao.cedilha.net/?p=4615, aproveito para dizer que a expressão do desacordo, sob qualquer forma, é um direito de opinião e, por respeito ao desadequado uso do termo "petição", retiro o termo e substituo-o por "ILC" - até porque a última coisa que pretenderia era induzir em erro, fosse quem fosse.

    ResponderEliminar
  7. :(( Que pena tenho que tenha optado po esse lado da barreira, Ana Paula! Sim, porque há quem debata isto quase de varapau na mão! Faço votos para seja ao menos uma moderadora desse lado.

    ResponderEliminar