domingo, 19 de agosto de 2012

A Construção da Liberdade - De Janis Joplin às Pussy Riot...

... se as pessoas não tivessem feito acontecer, em França, o Maio de 68 ou se, na expressão colectiva do povo americano contra a guerra do Vietname, não tivesse acontecido o Woodstock, continuariamos, seguramente!, com muito mais dificuldades em perceber o grau de manipulação política de que somos objetos e muito mais distantes da capacidade de acreditar na força da mobilização da cidadania... hoje, quando se sabe que a banda feminina "Pussy Riot" foi condenada a 2 anos de prisão (para além da espécie de "preventiva" de 5 meses que já ninguém pode anular) por ter cantado, numa igreja ortodoxa, contra o regime político de V. Putin, voltamos a ter matéria para re-pensar o passado e o presente da civilização em que vivemos... e devemos, justamente, equacionar se é este, de facto, o mundo pelo qual pensamos estar a lutar e em que queremos viver!... porque o que está em causa é a desproporcionalidade da pena face à "gravidade"(?) dos factos... além de ridículo, o mundo está, cada vez mais, perigoso!... e é exatamente por isso que o olhar atento, crítico e vigilante sobre nós próprios e o mundo que nos rodeia é essencial para que se "não perca o pé" e se persista na defesa do que sabemos justo e válido - para além de todos os "cantos de sereia" de uma sociedade consumista que devora a motivação, a autonomia e a liberdade do ser e do pensar...  
(quanto à escolha de Janis Joplin, uma voz de excelência no mundo masculino em que o Woodstock introduziu uma notável ruptura!, diga-se, em abono da verdade!, que a inspiração me chegou via Filomena Rodrigues no Facebook, a quem aproveito para agradecer a feliz evocação deste tema que me é, de há muito, querido)

1 comentário:

  1. Sempre entendi, que a minha liberdade pára onde começa a liberdade dos outros e confesso que meter as "Pussy Riot" como uma questão de limitação à liberdade é coisa desproporcionada. Mais que a pena dada.

    Imagino,
    que mesmo tendo apoiado o Isaltino,
    se tal acontecesse na Capela de Santo Amaro de Oeiras,
    se o povo (e a policia)
    não teriam perdido a estribeiras...
    Quanto ao código penal... 2 anos?
    Cá seria 1.
    Ou nenhum...

    Vi o video e... chiça!, é mesmo um caso de policia!

    Que pena ver Janis Joplin e o Woodstock, misturado neste rock...

    ResponderEliminar