terça-feira, 25 de agosto de 2009

Da Cultura e da Política Cultural...

Em Portugal escreve-se pouco sobre Cultura... o facto é, de certo modo, sintomático relativamente ao reconhecimento social que a sociedade tem desta dimensão da vida colectiva, perspectivada desadequadamente pelo senso comum, como entretenimento gratuito popular ou de elite... por isso, não surpreende que a intervenção política não integre, regra geral, a política cultural entre as suas prioridades... a constatação corrobora a ideia de um empobrecimento democrático na exacta medida em que o desinvestimento cultural denota quase sempre a dimensão de uma crise socio-económica latente e potencialmente expansiva... contudo, ontem, no Diário Económico, Rui Herbon escreveu um texto sobre o assunto que merece a nossa atenção e que reflecte o sentir e o pensar de muitos dos que se preocupam com a matéria...

4 comentários:

  1. Boa dica, Ana Paula.
    Excelente texto de Rui Hebron cujo blog desconhecia. Digo desconhecia porque vai, já, para o rol dos "a seguir".
    Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo link, Ana Paula. De facto este é um tema permanentemente desvalorizado ou esquecido, ficando-se normalmente pelas trocas avulsas de galhardetes entre os anti-parasitas e os subsídio-dependentes. Merecia uma discussão mais séria e um outro olhar por parte dos políticos. Esperemos que as coisas mudem.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que descobriu o blog do Rui Herbon, T.Mike... tem muitissima qualidade.
    Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  4. Rui,
    Como dizia num dos comentários que tive o gosto de ler no "A Escada de Penrose", é lamentável que, entre a política cultural dinamarquesa nomeadamente no que ao apoio aos autores é concedido e a política editorial brasileira que, entre muita quantidade, deixa um significativo lastro de qualidade, a nossa política cultural continue tão aquém da dignidade dos nossos protagonistas culturais, nomeadamente os autores. Aguardamos há demasiado tempo pela mudança e é urgente reconhecer, renovar e reforçar a intervenção nesta área da vida social de que tanto depende a saúde da democracia. Um abraço amigo.

    ResponderEliminar