sábado, 19 de setembro de 2009

Contra a Asfixia Social...

Hoje, em Coimbra, no comício do Partido Socialista, Manuel Alegre confrontou o país com a demagogia inerente ao artifício demagógico de Manuela Ferreira Leite que se tem insurgido contra uma "asfixia democrática" que o olhar da líder do PSD reconhece em Portugal e não vê na acção de Alberto João Jardim... seria ingénuo pensar que o recente slogan de Manuela Ferreira Leite não resultara de um cálculo político elementar que tomara em consideração a presumida desavença de Manuel Alegre em relação ao PS... porque foi Manuel Alegre quem, num outro contexto e em relação a realidades específicas e datadas, evocara um certo "clima de medo" que só uma estratégia partidária de direita, com débeis fundamentos e paupérrimo gosto, poderia pensar em evocar para sua defesa contra a Esquerda... Por isso, foi importante a intervenção de Manuel Alegre que ergueu, poética e forte, a sua voz poderosa contra a manipulação... De forma clarividente, Manuel Alegre foi a Coimbra dizer que Portugal foi grande quando foi universal e não quando esteve "orgulhosamente só" e explicou, de forma clara e oportuna, que a asfixia democrática é, nada mais nada menos, do que a asfixia social a que conduz a pobreza resultante da aplicação de políticas de direita, valorizadoras do liberalismo e redutoras da acção social do Estado. Por isso e porque "quando se esvazia um direito social, estão a enfraquecer-se os direitos políticos", defendeu que "Portugal precisa de um governo de esquerda e a esquerda possível é o Governo PS" contra "a direita dos interesses", enunciando o desafio que se nos coloca nas eleições que se aproximam: "Recusar um Estado mínimo para os pobres e um Estado máximo para os poderosos"... desta intervenção deveria o PSD retirar uma lição: a de que o plágio, nomeadamente descontextualizado, é abusivo e pode fazer com que "o feitiço se volte contra o feiticeiro" pois só o original sabe defender com lisura as suas deduções porque só ele conhece a intencionalidade da sua enunciação... e é à Esquerda, com o Partido Socialista, que, neste momento, se impede a sujeição dos portugueses à anunciada asfixia democrática que tanta experiência de uso tem já na Ilha da Madeira.

(Este post tem publicação simultânea no Simplex e no Público-Eleições 2009)

10 comentários:

  1. O Manuel Alegre estava visivelmente emocionado, dado que Coimbra será sempre a sua cidade de conhecimento...E de pés nos chão sabe que "Portugal precisa de um governo de esquerda e a esquerda possível é o Governo PS"... Incomoda assim tanto "pedir" "25 Abril sempre"?

    ResponderEliminar
  2. Querida Amiga Jeune Dame de Jazz,

    25 de Abril, Sempre!

    Um grande, grande abraço :)

    ResponderEliminar
  3. 25 DE ABRIL ,SEMPRE!
    MAS HOJE O QUE ME TROUXE AQUI FOI O ABRAÇO REDONDO COMO A LUA CHEIA E O BEIJO DE PARABÉNS QUE LHE QUERO DAR!

    UM DIA MUITO FELIZ,ANA PAULA!

    NÃO TENHO COMENTADO, MAS VENHO SEMPRE AQUI ,LAVAR OS OLHOS E A ALMA.
    TINA

    ResponderEliminar
  4. Espero que o povo português saiba, no dia 27,dar a resposta adequada a MFL e que Sócrates saiba reconhecer como aqueles que dele discordam contribuíram para a sua vitória.

    ResponderEliminar
  5. A história da asfixia democrática e social (conveniente adaptação que o PSD agora interpreta) faz-me recordar a máxima de um certo ministro da Propaganda que uma mentira repetida mil vezes se torna em verdade.
    O PSD cavalga agora a onda que alguns dos seus serviçais andaram durante muito tempo a insuflar na Comunicação Social e na blogosfera sem que, aparentemente, à Esquerda (especialmente no PS) parecessem ter dado grande crédito à coisa.
    Agora, foi preciso vir Alegre recentrar a discussão, mas ainda não vi ninguém ir ao arquivo histórico buscar as mil e uma histórias dos tempos do cavaquismo (em que a líder do PSD era figura grande) que, essas sim, comprovam que o PSD tem um discurso e uma prática!

    ResponderEliminar
  6. Com um grande abraço e para seu conhecimento,

    “O Francisco Clamote do “Terra dos Espantos” teve a simpatia de distinguir este blog com o selo

    “Vale a pena ficar com olho neste blog !

    Considero estas designações, sempre, como um incentivo, o que agradeço.

    De igual modo, é com gosto que me cabe indicar 10 blogues a quem eu atribua o mesmo prémio.

    Assim, e tentando não repetir, mas não deixando de indicar quem para mim é de importante leitura:

    A Nossa Candeia

    A escada de Penrose

    Aspirina B

    AyapaExpress

    Câmara Corporativa

    Cronicas do Rochedo

    O Jumento

    Os tempos que correm

    Politeia

    Vox Pop”

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Tina... as suas palavras e visitas são presentes que tornam os dias mais felizes!
    Um beijinho :)
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  8. Carlos,

    Pela memória e pelo futuro, faço meus os votos que aqui expressa. Obrigado!
    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  9. Caro Ferreira-Pinto,

    De facto, o episódio da "asfixia democrática" faz lembrar os tempos em que havia Ministro da Propaganda e tudo valia para aquietar as mentes aos fantasmas dos medos e dos desconhecidos... Felizmente, o caso das "escutas em Belém", com o envolvimento de um assessor do PR e o director de um jornal de dimensão nacional, dá uma ideia aos portugueses sobre o tipo de asfixia a que nos querem sujeitar... ou, pelo menos, esperemos que as pessoas saibam distinguir o "trigo do joio" e percebem em que "saco de gatos" nos andam a tentar fazer entrar... e sim, de facto, tem razão porque também eu tenho memória e não se perceber porque não há tempo para relembrar as "asfixias" do "cavaquismo" que os eleitores acabaram por não aguentar e que não vale a pena reeditar... Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, T.Mike. Vou publicar o Prémio com a justa referência ao Vermelho Côr de Alface. Um grande abraço :)

    ResponderEliminar