segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Obama e o Tibete...




Barack Obama desenvolve esforços no sentido de recuperar a autonomia do Tibete contra a hegemonia da China (ler aqui), comprometendo-se com o apoio ao povo Tibetano na protecção da singularidade da sua herança religiosa, linguística e cultural e com a luta pela garantia do respeito pelos seus direitos humanos e liberdades civis. Seria extraordinário que, com a deslocação a Dharamsala para conferenciar com o XIV Dalai-Lama, Tenzin Gyatso, o seu representante assumisse uma agenda efectivamente capaz de alterar a correlação de posturas diplomáticas entre a China e o Tibete, de modo a que fosse devolvido ao povo do Tecto do Mundo o direito de viver e praticar a sua cultura em liberdade... uma causa antiga e justa, símbolo do direito de todos à sua própria identidade!

2 comentários:

  1. Essa é mais uma injustiça por esse mundo, uma ofensa à liberdade. Obama será o homem mais poderosos do mundo? Vamos ver o que consegue.
    Parece-me que os seus ideais estão a ser postos em causa pelas forças que querem manter este mundo sobre o domínio dos realmente poderosos - os donos do dinheiro. A ver vamos. Lhe desejo sucesso, mas sucesso real.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas suas palavras que, se me permite, faço, também, minhas, Manuela. O Tibete é de facto uma causa para a Sustentabilidade de um Mundo capaz de sobreviver aos seus próprios desafios e de provar a competência humana para o habitar... por isso, como se afirma no título do seu blogue, para que assim seja, é urgente a Acção. Um Abraço :)

    ResponderEliminar