segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Do Aquecimento Global à Negligência Política


A realidade é esta, independentemente das leituras que nos sejam induzidas por multinacionais, ciências ambientais ou ONG's... e as imagens não deixam mentir: das inundações que, no Paquistão, afectam já 15 milhões de pessoas (ler Aqui) à China e ao próprio Norte da Europa, Agosto está a ser calamitoso se a tudo isto somarmos os incêndios que devastam a Rússia (ler Aqui) e outros espaços em que se conta o nosso país - onde, na última semana, deflagaram mais de 2000 incêndios (ler Aqui)... A verdade é que, neste caos em que se confrontam Natureza e Cultura, torna-se mais que evidente a vulnerabilidade perigosa da condição humana, capaz de se distrair com problemas economicistas no contexto da alta-finança e de deixar "arder" e "afogar" as populações que, desalojadas, doentes e traumatizadas, continuarão indefesas perante duas frentes de acção que ameaçam o planeta e a Humandade: catástrofes naturais e irresponsabilidades humanas com mão criminosa... prevenção de cheias nos rios e barragens, tratamento de florestas e reflorestação, manutenção e aperfeiçoamento de vias de circulação, desenvolvimento de planos de emergência de evacuação e assistência - eis alguns dos elementos que cada país e cada Governo teria - se a política cumprisse o objectivo de gestão da Polis que a fundamenta - a obrigação de assumir como prioridade... não é assim!... e, por isso, as pessoas continuam a ser sacrificadas e expostas ao que não podem deixar de considerar "fatalidade" e "injustiça", reforçando dimensões do pensar e do agir humano que em nada contribuem para promover a "sociedade do conhecimento" que por aí se apregoa mas que os factos desmentem, pura e simplesmente porque se negligencia a previsibilidade que as Ciências permitem e se responde a cada incidente e/ou acidente sem atender a uma consistente intervenção sistémica... por tudo isto é, cada vez mais, urgente, pensar, responder e agir em conformidade perante a questão: estaremos perante uma limitação das capacidades humanas ou, de novo, apenas e só, perante a dinâmica do lucro e do uso que do dinheiro é feito pelas escolhas determinadas pelas redes do poder?

8 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas

    Estamos "de novo, apenas e só, perante a dinâmica do lucro e do uso que do dinheiro é feito pelas escolhas determinadas pelas redes do poder"
    (para qquê usar outras palavras certas, se as suas são as exactas?)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

    A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

    Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderEliminar
  3. Caro Rogério :)
    ... é lamentável que seja essa a nossa única resposta por, outras palavras que sejam as utilizadas, ser essa a verdade... o que podemos fazer para além dos pequenos contributos cívicos que podemos ir concretizando - é a questão que se nos coloca e a que é imperioso responder...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Roosevelt S. Fernandes,
    É com grande alegria (com sincera e profunda alegria, sublinho-o) que registo o seu comentário, pela preciosa informação que aqui nos traz. De facto, são estudos e trabalhos desta natureza que assinalam a seriedade do empenho em resolver os problemas, para além da gestão de Gabinetes que, alheada da realidade, das necessidades e dos saberes das populações, se limita a criar medidas políticas que servem de cosmética para as alterações dos objectivos, metas e métodos que é imperioso pôr em curso´(pelo menos, em Portugal é assim que tem vindo a acontecer e quando se percorre a Europa constata-se que, para além da imagem urbana e metropolitana que a comunicação social se encarrega de transmitir, temos um continente rural votado a um futuro onde o abandono e a crise estrutural tende a agravar-se)... isto para não falar da Ásia ou mesmo de África onde seria da maior urgência começar a percorrer os caminhos que o NEPA está a desbravar... por isso, lhe digo que o vosso trabalho me cria grande expectativa e que muito gostaria de o acompanhar, certa de que será um contributo renovador e inovador, cientificamente sustentado e socialmente adequado à realidade, ao que o mundo rural e uma visão equilibrada do desenvolvimento, atenta à sustentabilidade ambiental necessária a uma intervenção ecologicamente humana.
    Por favor, volte sempre, dê notícias e receba, desde já, as minhas melhores saudações, os meus parabéns e os meus votos de muito sucesso.
    Não desistir é a palavra de ordem, caro amigo!
    Um abraço.
    Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Paula Fitas
    Belíssimo post...
    "estaremos perante uma limitação das capacidades humanas ou, de novo, apenas e só, perante a dinâmica do lucro e do uso que do dinheiro é feito pelas escolhas determinadas pelas redes do poder?"(APFitas)

    Creio estarmos na fase de "quando o dinheiro enlouqueceu"...de certo modo, de mãos atadas, mas no perfeito exercício da massa crítica...
    Um Abraço Amigo
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  6. Ana Paula
    Estamos em sintonia. Antes de ler este seu texto, publiquei um post sobre o mesmo assunto. Se me permite, desta vez sou eu que faço link, que vou acrescentar lá no "post".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Cara Ana Brito :)
    ... "quando o dinheiro enlouqueceu" seria um excelente título para um filme sobre o tema "mãos atadas, no perfeito exercício da massa crítica" :)
    Obrigado.
    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuela :)
    Ainda bem que viu e gostou deste post... e claro que é uma honra que faça link "lá no post" onde irei, seguramente!, espreitar com grande expectativa.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar