terça-feira, 12 de outubro de 2010

Justiça ao SNS - Hospital de São José

Não conhecia o Hospital de São José e, confesso!, não aspirava conhecê-lo até por dele ter a imagem de senso-comum de um grande hospital central, com um elevadissimo número de politraumatizados e onde o tempo de espera faria esgotar a paciência... imaginava, por isso, um hospital com corredores cheio de macas com pessoas doentes, a gemer, feridos, à espera. Contudo, ontem, uma urgência levou a que tivesse que recorrer aos seus serviços e... vale a pena registar que, para além de muito bem recebida, encaminhada e atendida, no espaço de cerca de 3 horas, fui consultada em medicina interna, sujeita a exames complementares de diagnóstico, tratada e medicada... E se muito há a dizer sobre as insuficiências do SNS, é digno de registo o seu atendimento quando profissionalismo e competência nele dão as mãos e permitem a quem entra doente, sair tranquilo, melhor e confiante na rápida recuperação. Por isso, é bom não esquecer, quando o rol de críticas cita inúmeros exemplos que nos deixam perplexos, que, felizmente!, temos um SNS que funciona e que não podemos, de todo!, deixar degradar ou perder. Bem-hajam os profissionais que, com seriedade, levam a sua missão a cabo com eficácia, dignidade e humanismo!

20 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas,

    Que bom saber que tenha saido tranquila, melhor e confiante na sua rápida recuperação. Queremo-la nas melhores condições de saúde para enfrentar(mos) o que aí vem... Também registo o seu testemunho quanto à qualidade dos serviços de um hospital que não conheço. Reforça-me a confiança que já tinha no SNS!
    Dou igualmente testemunho por experiência própria quanto ao Hospital de S. Francisco de Xavier, aqui

    http://conversavinagrada.blogspot.com/2010/05/servico-publico-ou-privado.html

    Boas e rápidas melhoras, minha amiga

    ResponderEliminar
  2. Caríssima Ana Paula Fitas


    Assim tratada dessa maneira e, obviamente, à altura que V./APF merece, quase diria, que até apetece estar doente uma vez na vida.Para depois poder contar como é.O minitraumatismo que foi.

    Por isso, e por esta vez, parece-me desnecessário estar para aqui a desejar-lhe boas melhoras...porque logo as teve no momento.E sem qualquer necessidade de acompanhamento psicológico, num país que sabe-se lá porquê (a História não explica tudo...nem lá perto)se está a tornar num antro de pessimismo doentio.

    Com as melhores saudações

    ANB

    ResponderEliminar
  3. Ana Paula,

    Congratulo-me que haja quem assim defenda as pràtidas co SNS...
    E que recupere depressa...
    Abraço Amigo,
    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  4. Então Paulinha ?? doente?? :(
    rápidas melhoras... agora tenho mesmo de te ir ver...
    um beijo grande
    P.S:. Desse hospital não tenho boas referências, minha mãe que foi mordida por um cão e teve de ficar lá internada uma noite pediu um cobertor e logo lhe disseram (pessoal auxiliar) que ela ainda mal acabara de chegar e já estava com exigências... são excepções que não confirmam a regra. O SNS funciona em caso de medidas urgentes, experimenta agora ter de ser operada ao nariz e andares às bolandas

    bj

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Paula Fitas
    Fico satisfeita pelo atendimento hospitalar e que o SNS funcione tão bem quanto o cuidado como foi pensado pelo António Arnault.
    Mais do que isso - desejo-lhe uma boa e rápida recuperação com os sinceros votos de boas melhoras.
    Um beijinho muito amigo e solidário :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  6. Ana Paula,
    antes de tudo o mais, rápida recuperação.
    Também tenho boas referências do SNS, embora desejemos sempre mais e melhor.
    Só quem não conheceu o ante-SNS pode criticar o actual SNS e esquecer a extraordinária evolução verificada.
    Um abraço e bem haja pelo comentário.

    ResponderEliminar
  7. Cara Ana,
    Da maleita, que seja breve e indolor, nem se apresente com impedimentos de maior.
    Quanto ao senso-comum, para o qual fomos avisados pelos maiores e melhores pensadores, os quais nos afirmaram que é fonte de enganos, imagine-os aos milhões, mais o cerco mediático em torno do SNS e dos seus gastos e verá que até muitos daqueles que dele beneficiam se interrogam sobre a sua validade. O mundo é mesmo uma coisa muito complicada! Um abraço por uma saúde de ferro e uma alma que voa em todos os estados de tempo.

    ResponderEliminar
  8. Minha Cara Ana;

    Muito bem, é ao hospital que se deve recorrer em caso de maleita grave. Só há um pequeno problema, andam a dizer que se gasta o dobro dos outros países...
    Segundo afirmam na educação também. Bem vinda ao grupo dos que já não são novos. Com o tempo aprendemos a gerir as crises. Acredita.

    Penso em ti, boas melhoras.

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que há pesoas que são bem atendidas, bem tratadas, bem recebidas. Outras há que não são assim tratadas e provavelmente a maioria das pessoas anónimas deste País. Ainda HOJE passei por isso no CHON. Tem dias cara Ana Paula Fitas. Só não houve reclamação atendendo á boa vontade de uma das médicas que me atendeu e realmente não se pode generalizar.

    ResponderEliminar
  10. Que susto! A Paulinha doente e a precisar de ir ao S. José?
    Deixa lá isso para os da minha idade.
    Felizmente fiquei aliviado quando verifiquei pela leitura que ia fazendo que tudo passou, e que não teve consequências.
    Um beijinho e que tudo corra pelo melhor
    Chico Manel

    ResponderEliminar
  11. Querida Ana Paula
    Ainda bem que assim foi e que ao que parece está recuperada!
    Da muita,infelizmente, experiência que tenho das urgências dos HUC,a maior parte das vezes é boa... mas também já aconteceu o contrário... Depende sempre das pessoas. E é isso que não entendo! Mas também não quero falar disso,agora.
    As melhoras e um beijo com carinho1
    Tina

    ResponderEliminar
  12. Querida Ana Paula,

    Espero que não tenha sido nada de mais, e que se encontre de facto tranquila e em recuperação.

    Quanto ao resto, mormente as qualidades do nosso SNS, estou completamente de acordo consigo. Conheci o Hospital de S. José, muito antes dele se ter transformado naquilo que é hoje. Também a mim que constrange ouvir gente sempre pronta a dizer mal de tudo. Provavelmente queriam um SNS geral e tendencialmente gratuito com as mordomias das clinicas de luxo privadas. Vão sentir a diferença um dia que acabem com ele. Longe vá o agoiro...

    As suas melhoras.

    Beijinho

    :))

    ResponderEliminar
  13. Olá Ana Paula,
    Rápida recuperação, é para já o mais importante.
    Congratulo-me com o bom atendimento que teve no S. José.
    Será que se deve às orientações/políticas do SNS ou ao pessoal que estava de serviço? É que a atitude, o profissionalismo dos técnicos de saúde (a começar pelos médicos) que nos atendem, por vezes faz toda a diferença.
    Abraço e rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
  14. INQUIETAÇÃO

    Acabei de saber, e como deves calcular, estou preocupado.
    O que escreveste devia sossegar-me, mas sabes como é...
    Tentei ligar mas não atendes... enfim, estou incomodado,
    Embora satisfeito por teres sido bem tratada em S. José!

    POETA

    ResponderEliminar
  15. Olha, enganei-me e enviei o comentário como anónimo. Até foi bom, assim posso escrever o que me esqueci: atreve-te a ficares velhota antes do tempo... ou já te esqueceste que temos ainda muitas coisas para resolver juntos?

    Kabé

    ResponderEliminar
  16. Queridos e Bons Amigos :)
    Obrigado a todos pelas vossas boas palavras... quando nos sentimos debilitados são bons os mimos (obrigado ao Chico Manel que me fez chorar!), a solidariedade (obrigado Osvaldo, Rogério, Miguel, ANB, Ana Brito, Armando e Zéparafuso), a amizade (obrigado Kabé pelo bom e grande sorriso que as tuas palavras me provocaram, obrigado Isabel, Ariel e Tina). Um abraço caloroso ao José Luís que me fez redobrar forças e um abraço grato e fraterno à Teresa pela lucidez do seu destaque para o factor humano.
    Um Abraço Enorme, amigo e comovido para todos vós.
    Bem-hajam!

    ResponderEliminar
  17. Ana Paula Fitas:
    Em primeiro de tudo cumprimento a senhora e um desejo de rápidas melhoras. Todos os dias dou uma saltada ao seu blogue e da maior parte das vezes não comento porque não me acho com capacidade para certos assuntos que a senhora põe em discussão mas acima de tudo leio-os porque gosto de aprender com quem sabe mais do que eu.
    Hoje o assunto que a senhora traz à discussão infelizmente estou por dentro dele e posso afirmar o que revela. Não para falar do hospital de S. José porque a área da minha residência a isso não o permite mas posso testemunhar com outros hospitais. De há uns anos para cá a minha vida tem sido passada por hospitais privados derivado ao meu sistema de saúde e deles não tenho nada a reclamar. Depois de gastar algum dinheiro por internamentos e exames fui aconselhado a fazer uma intervenção cirúrgica o que ficava um pouco caro e então pedi ao médico que me acompanhava para me passar uma carta para a minha médica de família e ser tratado no IPO do Porto. Depois de vários exames e consultas foi-me aconselhado a ser operado ao rim esquerdo o que veio a acontecer no dia 4 de Dezembro de 2006 onde me foi retirado o rim e o urtere.
    É evidente que quando para ali fui, ia com algum receio, pois tinha aversão a hospitais públicos pela maneira que ouvia falar deles quase sempre a dizerem mal deles. Acontece que fiquei admirado com a forma como éramos tratados mas em todos os serviços e quer pelo mais distinto funcionário ao mais humilde chegando ao ponto de desconfiar que me davam aquele tratamento porque estava em fase terminal de vida. Continuei a ter consultas periódicas e em Fevereiro deste ano fui aconselhado a ser operado à bexiga e que tinha de esperar pela minha vez e que demorava algum tempo. Acontece que passado um mês recebo um cheque cirúrgico para ser operado e escolher em qual clínica ou ordem. Fui ao IPO estar com o meu médico e pu-lo ao corrente da situação aonde me disse que se quisesse o seu serviço tinha de ser na ordem do Terço no Porto. Conhecia-o porque em 2001 tinha ali sido operado pelo Serviço Social do Ministério da Justiça e aceitei para não ser outro médico a tratar-me. A 6 de Abril do ano corrente fui operado e tudo correu bem e voltei a ser tratado no IPO e neste momento ando a fazer quimioterapia uma vez por mês.
    Relato tudo isto para dar conhecimento pela forma como sou tratado e pela humanidade que existe no IPO do Porto, no meu blogue e no Aspirina B já fiz um elogio. O que me faz às vezes impressão é ouvir dizer mal destes serviços o que julgo é que é feito por pessoas que não usam estes hospitais e estes serviços.
    Há tempos vi uma reportagem quando os Estados Unidos entraram em recessão e as companhias de seguro deixaram de receber o contributo e os doentes cancerosos foram expulsos dos hospitais e vieram morrer a casa com falta de assistência. Era o que precisava os maldizentes portugueses. Às vezes ouço comentários quando espero pela minha vez para ir fazer a quimioterapia e fico admirado com a falta de gratidão. É evidente que descontamos e por vezes se reivindica mas pela minha parte os descontos que fiz já não chega para os gastos que provoquei.

    ResponderEliminar
  18. Carissimo amigo Manuel Pacheco,
    Não tenho palavras para lhe agradecer o extraordinário contributo e testemunho que aqui partilha e que nos ajuda a reforçar a confiança nos recursos humanos e técnicos de que o SNS ainda dispõe. Acresce que a importância do seu texto é importante para os profissionais da saúde que sabem o quanto de nós neles depositamos e o quanto deles dependemos, em situações de grande fragilidade, dependência ou impotência. Permita-me aliás que, por um lado, destaque o quanto me fez sorrir e comoveu o facto de dizer que chegou a pensar que tanto humanismo "do mais distinto funcionário ao mais humilde" nos serviços do IPO Porto o fez pensar "o pior" e que, por outro lado, lhe agradeça o paradigmático exemplo que citou a propósito dos EUA...
    Bem-haja, Manuel Pacheco!
    Obrigado por estar aí, por vir até aqui e por escrever sempre que lhe apeteça :)
    Receba o meu abraço amigo e fraterno feito de estima e admiração.

    ResponderEliminar
  19. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Realmente o Hospital de São José apesar de estar instalado em instalações antigas parece ter, com efeito, boas condições de acolhimento humano e de recepção dos doentes politraumatizados. É assim que o SNS criado por António Arnaut deve permanecer: prestação de cuidados de saúde com competência e humanismo sem o stress das estatísticas econométricas que em Serviços de Saúde não fazem qualquer sentido!

    Desejo uma rápida recuperação da amiga Ana para estar em plena forma para as intervenções cívicas e intelectuais a que nos tem habituado nesta "Nossa Candeia" e na participação em movimentos de cidadania plena na nossa "pólis"!

    Saudações fraternas de muita estima, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  20. Carissimo amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Grata pelas suas avisadas e sempre justas palavras, envio-lhe, pela gentileza amigável da sua atenção, com as minhas melhores saudações, um abraço amigo, felizmente!, quase recuperado! :)

    ResponderEliminar