quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mineiros de San Jose - A Humana Vitória do Chile sobre o Medo, a Morte e o Imprevisto

Numa extraordinária aventura de risco e de bravura, os 33 mineiros chilenos que a Terra prendeu por 69/70 dias, chegaram à superfície e, como disse Sebastian Piñera, Presidente do Chile, foram "devolvidos à vida". A vitória da coragem e da capacidade humana, individual e colectiva, psicológica, relacional, científica e política é um dos momentos mais altos da História deste século XXI e o sinal firme de que a Esperança é possível e a Vitória sobre o Imprevisto também. ... e porque o pai de Luís Urzúa, o chefe de turno conhecido como Don Lucho que só quis sair da mina depois de todos os homens estarem a salvo, morreu à voz da ditadura que assassinou Salvador Allende, fica em homenagem a todos os chilenos, o poema de Pablo Neruda "Cuándo de Chile":

4 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Belo poema de Pablo Neruda e tão adequado às circunstâncias, importando também, para além do que já foi comentado, referir a excelente cobertura dada por "A Nossa Candeia" a este caso dos mineiros chilenos e distinguir a forma responsável, a sensibilidade, o entusiasmo e o humanismo com que a Ana Paula, desde o primeiro momemento, sempre manifestou para com este caso que de uma tormenta passou a um sucesso absoluto.
    Estou consigo solidariamente.
    Um grande abraço amigo :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Brito :)
    ... fica o meu sorriso e o meu grato sentimento pelas suas palavras...
    ... estamos, solidariamente, com o Chile e com todos os que, por todo o mundo, vivem em risco por uma existência que deveria ser protegida como se do maior tesouro se tratasse :)
    Um grande abraço amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas, o pema de Neruda é excelente para esta ocasião, a destaque que a Ana Paula tem dado a esta situação também. Pena é que nem todos tenham pensado da mesma forma, alguns até têm aproveitado para fazer publicidade. Estes têm-se aproveitado da infelicidade dos outros. Gente assim não presta, se bem que alguns se julguem donos do mundo. Há um ditado que diz " A ocasião faz o ladrão ", estes foram ladrões da felicidade de quem está tanto tempo sem a familia e em sofrimento. Mas o Mundo é assim mesmo. Pequeno mas com muito sentimento, um abraço apertado, para que continue a ser isenta. Temos tido opiniões coincidentes e outras nem por isso, isto só faz com que eu aprecie cada vez mais este sitio. Continue, com saude.

    ResponderEliminar
  4. Caro Zéparafuso,
    Fico feliz por ter gostado do poema de Neruda e saiba que sou eu quem agradece a sua presença e colaboração... porque mesmo quando as opiniões não coincidem, aprendo e sou obrigada a pensar melhor quer isso altere ou não o que pensava.
    Bem-haja, caro amigo!... como bem diz "o Mundo é assim mesmo" mas ainda bem que também cá estamos, não é?... Obrigado pelas gratificantes palavras que aqui regista: todos juntos fazemos melhor! ... e aceite, sentido e sincero, o meu abraço apertado, amigo e solidário.

    ResponderEliminar