sábado, 27 de novembro de 2010

Destaques para combater o frio e aquecer o pensar e o sentir


O frio é real, físico mas, também, psicológico... por isso, se há boas notícias como a da reeleição de Marinho Pinto como Bastonário da Ordem dos Advogados (ler Aqui) que nos leva a felicitar os votantes (afinal próximos do que aqui se enunciou desejável), é boa a hora para pensar, no recato dos lugares quentes, das casas e dos lares onde vivemos e onde podemos refugiar-nos, em questões que continuam a merecer a nossa atenção e o nosso alerta: é o caso das discriminções étnicas, económicas e etárias (ler Aqui, Aqui e Aqui).

10 comentários:

  1. Ana Paula:
    Frio, frio devem sentir os opositores de Marinho e Pinto. O que não o adjectivaram. Quem viu o Prós e Contras e aquela plateia. Se estivesse no lugar de Pires de Lima, não me lembra o primeiro nome, não mais comentava nada sobre a Ordem dos Advogados. Julgam-se uns iluminários e não passam de uns servis.
    Acredite que fiquei contente com a reeleição. É um homem do povo. E os quase dez mil advogados que deitaram nele não andam a dormir. Sabem bem que podem contar com ele para desmascarar os escritórios de advogados que tem a maioria deles a recibos verdes.
    Pires de Lima, Rogério Alves, que apoiou a lista Luís Filipe Carvalho, Miguel Júdice e tantos outros que julgavam por terem sido bastonários que as suas palavras valem de alguma coisa agora devem estar a digerir o murro que levaram no estômago.
    Sorte para Marinho e Pinto que vai continuar a ser denegrido pelas Mouras Guedes.

    ResponderEliminar
  2. Para além do que refere, que subscrevo, é a esperança de que a Ordem passe a ser um efectivo instrumento ao serviço de uma classe apostada na melhoria do funcionamento da justiça, um dos poderes da Democracia (gosto mais da palavra "poder" do que a mais usada "pilar", e julgo que não é por mera simpatia verbal...)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Aqui no «HOME SWEET HOME» me deliciei com a beleza do vídeo e da música, que me aqueceu o sentir e o pensar, entre acontecimentos que aplaudo (Marinho Pinho) e a bola de neve crescente de preocupações!
    Bj,
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. Olá Rogério :)
    "Para além do que refere, que subscrevo" :)) na íntegra!, também eu gosto mais da clareza da expressão "poderes da democracia" :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela :)
    ... obrigado pelas suas palavras e pelo estímulo que dá ao que aqui se partilha do que se pensa e se sente, no avolumar crescente das preocupações que nos não permitem grandes acalmias... valem-nos as coisas bonitas e boas: pessoas, palavras, imagens e sons :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Com efeito, o frio que passa não nos deve tornar imunes, ou desatentos, às discrimininações dos ciganos, dos países alvos da perseguição dos agentes dos mercados ( Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha ) e das pessoas mais idosas que muitas vezes não são respeitados como deviam ser. Porque se antigamente as sociedades respeitavam os mais velhos, nos dias de hoje com o mito da eterna juventude as pessoas, por vezes, discriminam as gerações mais idosas que têm muita sabedoria e experiência acumuladas que podem enriquecer e alargar os horizontes das camadas mais jovens.

    Sem respeito pelos Direitos Humanos e sem uma sensibilidade humanista não haverá possibilidade de se superar estas diversas discriminações e de se construir um mundo melhor. Para isso é necessário que as sociedades aceitem as diferenças culturais, étnicas, mentais, etc, que as sociedades aceitem os limites e os constrangimentos das outras sociedades e dos outros indivíduos em função dos seus quadros de crescimento, de desenvolvimento e de identidade.

    Num mundo Global custa perceber o direito à diferença, porque nos querem impingir um modelo único. Não podemos aceitar a tendência que nos querem impor com modelos únicos de desenvolvimento social e económico, porque esses requisitos podem conduzir a sociedades mais competitivas, mas não necessariamente a sociedades mais equilibradas e mais felizes. Portanto, a luta pelos Direitos Humanos, da sua efectiva concretização e respeito, é uma batalha decisiva para rumarmos em direcção a um mundo melhor!

    Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Sim, a tudo o que foi escrito até aqui. Afinal há em Portugal quem está ansioso por combater os interesses de determinados nichos desta classe e é bom sabê-lo. Por isso mesmo, parabéns a Marinho Pinto.

    ResponderEliminar
  8. Caro Manuel Pacheco,
    Tem toda a razão e é frio que deve sentir quem defende interesses corporativos contra o Bem-Comum... Subscrevo todas as suas palavras e, se me permite, deixe que lhe diga que o faço com convicção.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Carissimo Amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    ... obrigado pela honra que me permite sentir ao ler as sábias reflexões que aqui regista e que são, sempre, além disso, excelentes textos com que penso sermos muitos a identificar-nos.
    Bem-haja!
    As melhores saudações amigas.

    ResponderEliminar
  10. Caro Ferreira on the Road,
    De facto, estes são os sinais de que precisamos para o reforço da certeza de que há quem lute, mantendo acesa a vigília, capaz de resistir à sedução dos prestígios financeiros e mediáticos e afirmando a justeza dos seus próprios juízos.
    A reeleição de Marinho Pinto deveria repetir-se noutros contextos... com coragem e convicção podemos fazer mais e melhor.
    Um abraço.

    ResponderEliminar