sábado, 11 de dezembro de 2010

Leituras Cruzadas...

É importante chamar a atenção para abordagens sérias dos problemas que nos afectam e porque, de facto e felizmente, há textos que vale a pena destacar, proponho hoje as seguintes leituras na blogosfera (sobre a qual vale a pena ler o texto de Valupi no Aspirina B) onde, não posso deixar de estranhar a ausência dos comentários à proposta de criação de um Fundo Financeiro para os Despedimentos a que aqui já fiz referência por considerar grave a adopção duma medida que facilita a destruição da prioridade económica do nosso país que, sabemo-lo todos!, é urgente reproduzir, aumentar, criar e reforçar: o emprego. Por estarmos longe do que escreve Miguel Madeira e de nem sequer termos traduzidos para língua portuguesa livros como o que refere João Rodrigues no Ladrões de Bicicletas, o facto é que o actual momento se pode apresentar com a frontalidade incisiva com que o faz Fernando Cardoso. A realidade em que assenta o "estado de alma" do pensamento nacional reflectido por Vitor Dias no Tempo das Cerejas e por JMCorreia Pinto no Politeia justificam a reflexão e a intervenção cívica e política com carácter de urgência para que a luta contra a pobreza seja de facto eficaz e se não esgote no assistencialismo (imperativo para quem tem fome mas que não elimina nem trava, de modo algum, as causas do fenómeno)... e se por cá continuamos a tentar iludir os factos com dados que correm o risco de se esgotar na construção de uma imagem que ilude mas não garante aquisição de competências eficazes para o desenvolvimento (vale a pena ler o texto de João José Cardoso no Aventar sobre o PISA), a verdade é que temos que tomar o futuro "em mãos" porque contar com o contexto em que nos movemos também não resolve grande coisa (vale a pena ler as incontornáveis referências a que Manuela Araújo nos permite aceder no Sustentabilidade é Acção e a lista de países que recusaram estar presentes na atribuição do Prémio Nobel da Paz dada a conhecer no Ayyapa Express)...

5 comentários:

  1. Ana Paula obrigado mas duas citações nas suas Leituras Cruzadas, assusta-me e faz-me recordar uma lenga-lenga que aprendi quando tinha 5 anos: monsieur sans souci, combien coutent ces six saucissons ci? Six sous, six sous ces six saucissons ci, six sous c'est trop. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Fernando :))
    ... pas de souci, mon ami. Pas de souci :))
    ... e não, não é demais porque é bem merecido.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela referência, Ana Paula. Para além de tudo, e se calhar mais que tudo, o contexto obriga-nos a pensar se queremos que as próximas geração tenham futuro... pois o presente de há mais de um século tem-no desbaratado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Obigado, Ana Paula, pela referência.
    Abraço
    JMCP

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa pela gralha.
    Abraço
    CP

    ResponderEliminar