segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jaime Gama e o 25 de Abril na AR ...


Foi ontem (e não é de somenos perguntar: porquê só ontem?!) divulgada a notícia relativa aos esforços desenvolvidos por Jaime Gama, na qualidade de Presidente da Assembleia da República, para que, este ano, dissolvido que estaria -como está!- o corpo parlamentar partidário, a Sessão Comemorativa do 25 de Abril decorresse na Sala do Senado, como um evento extraordinário no quadro do regular funcionamento da AR... A Data justificava-o e a Dignidade da Casa da Democracia também! Porém, os representantes parlamentares eleitos para o exercício de um poder agora suspenso não garantiram a sua presença!!! Espanto dos Espantos! Vegonha das Vergonhas! Os "Capitães de Abril" mereciam e os Portugueses queriam uma Sessão evocativa do 25 de Abril de 1974 na Casa-Mãe da Democracia, porque o simbolismo ainda é, em política, essencial!... pelo menos para os que têm cultura política para o reconhecer! Fica, por isso, o elogio a Jaime Gama e a partilha com ele e com os que como ele sabem ultrapassar a mediocridade e a conjuntura das crises, em nome das Causas, dos Princípios e dos Valores deste Compromisso que aprendemos a sintetizar na expressão: 25 de ABRIL, SEMPRE!

6 comentários:

  1. Olá Ana... Mas felizmente que fazemos parte de um POVO suficientemente toino que continua, ano após ano, a votar neste "Gangue da Bancarrota" (PS/PSD/CDS)... E com um Povo destes... ninguém precisa de 25 de Abril para NADA.

    ResponderEliminar
  2. Viva VOZ :)
    ... de facto, em 2011, assistimos a um trauma feudal que não sabiamos tão evidente: "eles" preferem ser "recebidos" no Palácio, uns sem cultura para o perceberem e outros, felizes por isso, em testemunho de uma vassalagem assaz interessante... e pouco honrosa para o espírito do 25 de Abril!!!
    Assistimos... e pasmamos!... até à vitória - ou à derrota! - final!?
    Tristes tempos, estes que tanta energia e determinação solidária, genuína e fraterna requereriam...
    Enfim... sem mais comentários...
    Aquele Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Paula Fitas
    Lamento profundamente que a AR não tenha estado à altura de saber ultrapassar as vicissitudes dos tempos que correm: Portugal e o Portugal de Abril só sairia dignificado.
    Abraço amigo e solidário :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  4. Justo elogio. Infelizmente, vão sendo cada vez menos como ele... A consciência de responsabilidade cívica, histórica, política e social rareia cada vez mais. Na minha terrinha, o Sr PM, hoje, 25 de Abril, de 2011, inaugura uma Escola Secundária que ainda está em obras (mas como estamos em pré-campanha...) é isso que ele escolheu fazer no dia simbólico de hoje... Não compreendo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Desculpe Ana Paula, mas aproveitando as sábias palavras do Dr. Garcia Pereira, aproveito também para responder ali ao Voz:

    «
    Não deixando, obviamente, de saudar o derrube do regime fascista e de venerar a memória e o exemplo de todos quantos contra ele combateram, não deveremos esquecer, por um lado, que foi o Povo - que veio para a rua contrariando as indicações do próprio FMA - que com a sua força e a sua luta forçou e determinou o rumo dos acontecimentos, desde a vitória militar até ao forçar do cerco à sede da PIDE (que não fora ocupada e que no final da tarde do próprio 25 de Abril metralhou a sangue frio uma manifestação causando as únicas mortes dessa data), passando pela imposição da libertação de todos os presos políticos.

    E, por outro lado, que foram as ilusões acerca do que era construir o Socialismo e da pretensa desnecessidade da tomada do Poder, que levaram o mesmo Povo a abdicar dessa tomada e a permitir que 25 ou 30 anos mais tarde se verifique que muitas coisas estão essencialmente na mesma.

    Quando o cidadão comum diz hoje na rua, e cada vez mais, que "isto está a precisar é de um novo 25 de Abril, mas desta vez a sério!", está afinal, e mesmo que disso se não dê conta, a mostrar que já fez o balanço dessa experiência histórica, e aprendeu com ele e sabe como é que as coisas não podem correr da próxima vez.

    Numa altura em que os cidadãos portugueses cada vez mais se dispõem a sublevar-se esta experiência é mais importante do que nunca...»
    Agora quanto ao Povo dos dias de hoje... dou razão ao Voz! APRE!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Paula, desculpa... só mais uma coisita
    Bem... e depois de ter reflectido, cheguei a uma conclusão, depois do que ouvi nas sondagens, ou o português é um Povo idiota, ou o Sistema está viciado. Claro que a 2ª hipótese é verdadeira, porque o Bloco Central modificou a Constituição Portuguesa em benefício próprio, o que é considerado TRAIÇÃO e assim sendo os que neles continuam a votar, são fíeis aos traidores, ou então o Povo português é também idiota, porque apesar de não votarem nesses Partidos, encolhem os ombros e deixam andar... E por falar em Assembleia: -"Há poucos dias, os partidos votaram, por unanimidade, um novo estatuto para os funcionários da Assembleia da República, que consagra regalias únicas para aqueles trabalhadores, que não são extensíveis aos restantes funcionários públicos. Progressão nas carreiras, remuneração-base a que acresce uma remuneração suplementar que pode ser constituída por abonos e subsídios. Estes subsídios são atribuídos por mero despacho do presidente da AR e conta para efeitos de aposentação.
    É precisamente neste último ponto, que reside o efeito desejado: A “corrida” para uma pensão/reforma choruda, bem como a vencimentos escandalosos, acrescidos de outras subvenções igualmente apetecíveis, face a meia dúzia de anos de incompetência comprovada na função.
    Note-se que este novo estatuto foi aprovado por UNANIMIDADE. Onde está a diferença, entre aqueles que se dizem de ideologias políticas diferentes ??? Não existem diferenças. A ganância, como pecado mortal, devia de facto matar (em sentido figurado), pois esta classe política, não defende os interesses colectivos, apenas os individuais. As suas prioridades são estabelecidas em prol dos seus próprios interesses, ainda que sob o compromisso da defesa dos interesses nacionais, que os correspondentes cargos implicam." A Lei do financiamento dos Partidos!!! As pessoas sabem disto? continuamos com a dita traição à Pátria?
    A TV pública pertence ao governo, a privada ao militante nº1 do PSD, Pinto Balsemão. Será que as pessoas sabem quantos e quais os Partidos que vão aparecer no Boletim de voto? Só mesmo outra Revolução!!! Mas desta vez, a sério! Isto está a ficar pior do que o Estado Novo!

    ResponderEliminar