quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"Na Teia do Polvo" - Economia e Cultura

Portugal precisa urgentemente de repensar o tecido económico para que a revitalização social seja possível. Incontornável é, por isso, investir e qualificar o aparelho produtivo nacional de que se destaca, pela competência de um saber que radica na tradição secular, o sector das pescas. Contudo, apesar da riqueza ímpar que as técnicas piscatórias representam no que ao património etnológico e cultural diz respeito e do significado económico que a pesca pode representar para a vida económica nacional, os pescadores assistem, justamente inquietos, à degradação das suas condições de vida e de trabalho decorrente da gritante desvalorização de uma actividade económica votada a um lento, mudo mas, progressivo abandono. Neste contexto e porque não podemos continuar a dissociar economia e cultura (sob pena de contribuirmos decisivamente para a destruição não só do aparelho produtivo nacional mas, também, para a extinção das práticas culturais regionais que denotam a nossa singularidade identitária), torna-se particularmente interessante e oportuna a sessão de cinema documental que a Cinemateca Portuguesa proporciona esta 5ªfeira, dia 10, às 21.30h, na sala Dr.Félix Ribeiro, com a projecção de dois filmes realizados por José Meireles, cuja natureza etnográfica vale a pena destacar: "Na Teia do Polvo" (ante-estreia) e "Afurada - Cerco com Tucas" e da qual dá nota a respectiva sinopse: "Em Na Teia do Polvo, José Meireles regista o quotidiano dos pescadores da freguesia de Santa Luzia, Tavira, no sotavento algarvio, «um saber transmitido de geração em geração que corre sérios riscos de desaparecer.» O filme foca as várias formas de capturar o polvo e da evolução ao longo dos anos, as características da comunidade, como a emigração ou a sua ligação à Ria Formosa, incluindo testemunhos de pescadores que criticam «a forma como tem sido gerida a política de pescas e manifestam a sua desilusão perante a situação moribunda a que chegaram.» Filmado com pescadores da Afurada, em Vila Nova de Gaia, Afurada - Cerco com Tucas documenta a técnica de cerco, o quotidiano da faina e aspectos socio-antropológicos da comunidade. «Fazendo um paralelismo com algumas dezenas de anos antes no mesmo local, revela-nos muito claramente a agonia da pesca artesanal e as agruras que, cada vez mais, limitam a sobrevivência destes pescadores».". A sessão conta com a presença do realizador.

5 comentários:

  1. Minha Amiga :)))

    ... que boa noticia! Por certo, terá sido uma noite muito bem acompanhada!...

    Continuidade no bom trabalho ao realizador José Meireles.

    Búzios de beijos
    M. José

    ResponderEliminar
  2. Minha Amiga :))

    São dois documentários extraordinários, na mais séria e extensa acepção da palavra... do brilhantismo técnico à excelência do argumento, este trabalho é um documento precioso da cultura não só portuguesa mas, também, mediterrânica e europeia. Oxalá tenhas oportunidade de ver.
    Partilhando os teus votos de continuação de Bom Trabalho ao realizador de 1ª água que é o José Meireles, aqui ficam Búzios e Búzios de Beijos :))

    ResponderEliminar
  3. Oxalá, minha amiga, oxalá consiga ver!!!... talvez a sorte bata novamente como “ Uma Casa na História “ ;)

    Beijos com história
    M.José

    ResponderEliminar
  4. olá, estou interessado em assistir ao documentario, e possivle conseguir?

    ResponderEliminar
  5. Caro Carlos,
    É possível ver o documentário no próximo dia 17 de Dezembro, às 21.30h, no Cineteatro de Tavira... quanto à transmissão televisiva do mesmo, na RTP2, não se conhece para já a data e outras projecções, designadamente em Lisboa, poderão ter lugar, talvez em Janeiro... contudo, de momento, não tenho mais informação. Espero que consiga ver... vai valer a pena!
    Obrigado!

    ResponderEliminar