terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Acrescentar Um Conto... para Fazer História...


Na rubrica "Grande Reportagem" da SIC, foi apresentado um trabalho que divulga uma boa prática escolar, capaz de fazer jus ao que de melhor exigimos à educação. Apelando à criatividade, uma Professora de Português, no norte do país, levou à prática uma estratégia de motivação à leitura que concilia eficácia instrutiva e educativa, ao ponto de ter contribuido para envolver não só a comunidade escolar de que partiu mas, toda a comunidade social envolvente. Através da leitura de contos, cuja dimensão e síntese narrativa permitem a adesão das crianças à leitura, a estratégia "Acrescenta um Conto", levou a literatura às famílias, desenvolveu e reforçou laços afectivos entre pais e filhos e promoveu relações intergeracionais notáveis. Com uma simplicidade brilhante, a ideia que nasceu da necessidade de ajudar as crianças a ler mais e melhor, denota uma quantidade assinalável de funções didáctico-pedagógicas educacionais - razão pela qual, com humildade e orgulho, deveria ser adoptada por todo o país!

1 comentário:

  1. A estratégia da professora de português do norte do país é interessante e pode dar frutos.

    Ao fazer a publicação de «Contos do Nascer da Terra» do escritor Mia Couto no Poet'anarquista, lembrei-me que poderia ser uma forma fácil de leitura para todos os visitantes do blogue.

    Afinal, quem conta um conto acrescenta sempre mais um conto e passa muito por essa estratégia saber cativar as pessoas para a leitura.

    ResponderEliminar