sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Critérios?... ou falta deles?...

A conversa, dita secreta, entre Vitor Gaspar, ministro das finanças e F. Schultz, ministro alemão foi recebida de "braços abertos" pela comunicação social portuguesa, com o alívio do PSD e a reacção indignada da oposição que acusa o Primeiro-Ministro, Passos Coelho, de ocultar informação sobre a verdadeira situação financeira do país, apesar de todas as medidas de austeridade em curso... independentemente dos desmentidos posteriores dos referidos ministros (ler aqui e aqui), o que mais surpreende é a comunicação social portuguesa nem sequer se pronunciar sobre o carácter "informal" da referida conversa... sinal de que o que mais interessa é a hipotética "esperança" que o anúncio permite para reduzir o medo dos cidadãos e o sensacionalismo que permite por dar voz à oposição e criar "caso" no direito do jornalismo nacional, contra a falta de dignidade formal da abordagem de uma questão desta natureza... critérios?!... ou falta deles?!

2 comentários:

  1. Os jornais, todos sem excepção, mostram o ministro Gaspar a cochichar com o seu "parceiro" alemão. Embandeiravam em arco, pois tal ministro dizia ao tal Gaspar que lhe aceitava o pedido de, se não houvesse objecção parlamentar (acho que o parlamento alemão ainda funciona), que as condições iriam ser amenizadas. Assim, a Alemanha estaria disponível para flexibilizar as condições do programa de assistência financeira... Acho que ainda estou em dúvida sobre o que me confrange mais, se ver um ministro meu a pedir a um outro estado o que deveria ser decidido a nível de uma comunidade, se o clamor disso na nossa imprensa e seus colunistas, acocorados perante sinais tão lamentáveis da nossa perda de soberania...

    ResponderEliminar
  2. Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote(quase 88 anos),digo que não entendo nada destas manobras de bastidores, mas lembro-me que o nome Schultz era um nome muito prezado no tempo da Ditadura clerical-fascista do Estado Novo.

    ResponderEliminar