terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sons Femininos...

... "Gracias a la Vida"... na voz de Elis Regina...

2 comentários:

  1. Obrigado, Ana Paula. Muito obrigado.
    Há mais de quarenta anos que venho ouvindo esta canção. E sabe .... nunca me canso de ouvi-la.
    Conheço a versão de todas as cantantes sul-americanas e, naturalmente, também já conhecia esta interpretação da Elis. Foi uma boa oportunidade de ouvir de novo a Mercedes Sosa, a Soledad Bravo, a Chavella Vargas e até uma série de raparigas novas que, olhando para trás, desencantaram esta obra-prima da Violeta Parra, e a cantaram também. Voltei a ouvir a Joan Baez, que embora sendo do norte, e como seria de esperar dela, agarrou bem o sentido da canção.
    Esta sessão em frente à "Nossa Candeia", levou-me a procurar entre as minhas cassetes velhas e piratas, até descobrir uma versão da Madonna, ao vivo, algures na américa latina, e em que num "espanholez" interessantíssimo, e num absoluto improviso, também canta "Gracias a la Vida".
    Mas deixe-me dizer-lhe :
    Apesar das magníficas interpretações que conheço, ainda nenhuma me deu tanta satisfação como a original. Aquela em que a autora se acompanha a si própria à guitarra.

    E a propósito da autora, para o caso de ainda não ter conhecimento, saíu agora um livro com o título « Violeta foi para o Céu », escrito por Ángel Parra, filho da Violeta.

    Foi uma vida vivida, a dela. Não admira que tenha composto tantas e tão bonitas canções.

    Um alandroalense agradecido por estes momentos

    ResponderEliminar
  2. ... meu bom amigo... muito, muito obrigado pela sentida partilha... a autenticidade é um "selo" e sente-se... por isso, obrigado pelo saber e a sensibilidade e muito particularmente pela informação que, de facto!, desconhecia sobre o livro de Angel Parra que vou, naturalmentE, procurar... e sim, o original, com Mercedes e a sua viola acústica é qualquer coisa que cabe, simplesmente, na definição de "único" :))
    Bem-haja! Um abraço.

    ResponderEliminar